Prevenção e atenção integral à gravidez na adolescência

• 2020
  • diretrizes-intersetoriais-para-garantia-de-direitos-sexuais-e-direitos-reprodutivos-prevencao-e-atencao-integral-a-gravidez-de-adolescentes-no-municipio-de-sao-paulo

UNIFCEF Brasil

Autoria

Ecos Comunicação em Sexualidade, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Kaplan, Plan International, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Secretaria de Governo Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Resumo

A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo e envolve múltiplas dimensões da vida humana, diretamente relacionada ao contexto sociocultural, econômico e político, assim como às dimensões étnico e raciais e de gênero. Portanto, a prevenção da gravidez durante a adolescência exige esforços dos distintos setores públicos responsáveis pela formulação e pela implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central os direitos humanos, mas demanda também o envolvimento de todos os setores da sociedade civil.

Para uma atuação articulada de profissionais dos serviços públicos de saúde, educação, assistência social e proteção acerca do tema, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de São Paulo desenvolveram este documento em parceria com a Plan International, Instituto Kaplan, Ecos Comunicação em Sexualidade e Associação Santa Fé, no âmbito da Plataforma dos Centros Urbanos (2017-2020).

Uma iniciativa pela redução das desigualdades e pela garantia dos direitos de meninas e meninos que vivem na cidade, com o objetivo principal de promover a atenção integral na prevenção e no cuidado da gravidez na adolescência, ampliando a garantia de direitos de crianças e adolescentes no município de São Paulo.

Link para download aqui