Proposta de implantação do centro de testagem e aconselhamento no serviço universitário da UFOP.

• MONOGRAFIA_PropostaImplantaçãoCentro

Biblioteca Digital de TCCs

VALESKA NATIELY VIANNA

Resumo

No campo da prevenção e do diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis (IST), os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) merecem destaque. Ampliando a possibilidade de diagnóstico precoce dessas infecções nas populações consideradas prioritárias para a testagem, os CTAs devem ser acessíveis e bem estruturados. Objetivo: Descrever o processo de implantação de um CTA no campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto e apresentar os dados do projeto piloto. Métodos: Foi realizada uma pesquisa teórico-descritiva das diretrizes para o funcionamento do CTA, seguida de articulação com o serviço de referência de Ouro Preto em IST/Aids e a UFOP e de treinamentos da equipe para execução dos testes rápido. Por fim, realizou-se projeto piloto com indivíduos que procuraram espontaneamente o Centro de Saúde da UFOP nos meses de abril e maio de 2019 com aconselhamento pré e pós-teste, aplicação da ficha do SI-CTA e realização de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. Resultados: Após alguns meses de reuniões, treinamentos e levantamento estrutural, iniciou-se o projeto piloto em que foram atendidas 28 pessoas no período entre dois de abril a vinte e um de maio de 2019 com apenas 2 dias de atendimento por semana. A maioria dos testados era do sexo masculino 53,6%, na faixa etária entre 19-29 anos, sendo que estudantes representaram 78,6% do total amostrado. Metade dos indivíduos que participou do projeto piloto procurou o serviço para a testagem devido à exposição ao risco pelo não uso do preservativo nas relações sexuais. Conclusão: Este estudo ressalta a importância do CTA de fácil acesso em um ambiente universitário, destacando as dificuldades de implantação logísticas como o compartilhamento de sala para o atendimento, horário restrito e número insuficiente de voluntários extensionistas participantes do projeto.

MONOGRAFIA_PropostaImplantaçãoCentro

link para download aqui