Relatório de Monitoramento Clínico do HIV 2020

• relatorio_de_monitoramento_clinico_do_hiv_04_12_2020

Fonte

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde

Autoria

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI)

Resumo

Nesta edição do relatório, são apresentadas informações sobre as etapas do cuidado contínuo das pessoas vivendo com HIV (PVHIV) relacionadas ao diagnóstico, ao tratamento e à supressão viral, tanto em referência ao Brasil como um todo, quanto por sexo designado ao nascer, faixa etária, raça/cor, escolaridade e Unidades da Federação. Mostram-se, também, as tendências dos indicadores monitorados de 2009 a 2020. Além disso, pela primeira vez, os principais indicadores apresentados consideram todas as PVHIV com dois anos de idade ou mais, agrupadas, na estratificação por faixa etária, em crianças de 2 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos.

Este relatório traz, ainda, os dados de resistência adquirida do HIV aos antirretrovirais (ARV) em PVHIV com 12 anos ou mais e alguns indicadores de monitoramento clínico antes e durante a emergência de saúde pública decorrente da doença causada pelo novo coronavírus (covid-19) no Brasil, com o objetivo de demonstrar os efeitos da pandemia nos serviços de saúde relacionados ao cuidado de todas as PVHIV.

relatorio_de_monitoramento_clinico_do_hiv_04_12_2020

Link para download aqui