• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

RuPaul’s Drag Race: Performance e Tipificação

RuPaul’s Drag Race: Performance e Tipificação
  • Barbosa_Junior_Reginaldo_Martins_2019_TCC

Fonte

Repositório UFSM

Autor

Reginaldo Martins Barbosa Júnior

Resumo

Este trabalho se volta aos sentidos presentes no reality show americano RuPaul’s Drag Race, para
analisar como se constrói a representação da arte drag e de suas articulações sobre identidade de gênero
e sexualidade performados na materialidade corporal das drag queens do programa. Foram consideradas
para análise as últimas três temporadas da série principal, veiculadas até 2019. O aporte teórico da
pesquisa é construído com os Estudos Culturais e as principais teorias de representação, identidade,
gênero e sexualidade, através de autores como Katherine Woodward, Castells, Stuart Hall, Michel
Foucault e Judith Butler. A análise ocorre através do método de análise cultural midiática, utilizando o
conceito de Tipificação proposto por Raymond Williams (1979) aliado à análise textual de Casetti e
Chio (1999) de forma a abarcar todos os objetivos. O discurso do programa foi analisado pela visão da
Teoria Queer, que procura desconstruir os padrões heteronormativos da sociedade. Como resultado da
pesquisa percebemos que RuPaul’s Drag Race se constrói como um espaço legitimado dentro da cultura
LGBTQI+, reconfigurando a cultura drag bem como influenciando na construção de uma identidade
queer, a partir de uma perturbação aos contratos normativos e do constante diálogo com a cultura pop
proporcionado pelo seu gênero televisivo. Chegamos, ainda, a três tipos característicos de drag queens
apresentadas pelo reality: Fishy Queen, Campy Queen e Queer.

Barbosa_Junior_Reginaldo_Martins_2019_TCC

Faça o download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.