Seminário Zero Discriminação na Saúde

• 2018_RelatorioZERO_Discrimination

UNAIDS Brasil

Autoria

Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI), Programa USP Diversidade da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária e Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde.

Resumo

Em julho de 2018, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI) iniciaram os chamados Diálogos para a Zero Discriminação nos Serviços de Saúde com o objetivo de propiciar um espaço informal de escuta de usuários de serviços de saúde pertencentes às populações-chave. Estas pessoas foram ouvidas sobre suas experiências, expectativas e propostas para a construção de serviços de saúde zero discriminação.

Dando continuidade ao trabalho de escuta ativa, nos dias 2 e 3 de outubro de 2018, o UNAIDS e o DCCI, em parceria com o Programa USP Diversidade da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, realizaram, na cidade de São Paulo, o Seminário Zero Discriminação nos Serviços de Saúde.

Como resultado das duas atividades, o Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) e o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde reuniram a metodologia em um relatório extenso.

2018_RelatorioZERO_Discrimination

Link para download aqui