• Tendências das pesquisas sobre gênero e sexualidade na publicidade e consumo em revistas cientìficas da comunicação Qualis A2 entre 2006 a 2018 no Brasil

Fonte

Acervo Digital  da Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo (ECA – USP).

Eneus Trindade, André Luiz Silva Peruzzo e Clotilde Perez.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados, qualitativos, da coleta de dados das revistas classificadas no estrato qualis CAPES A2 em Comunicação, o mais qualificado no contexto brasileiro, para discutir o espaço do subcampo Publicidade e consumos no enfoque temático dos estudos sobre gênero e sexualidade, no que diz respeito aos autores, às instituições, seus assuntos e as perspectivas teórico-metodológicas dos artigos publicados entre 2006 a 2018.  O artigo refere-se ao recorte da pesquisa maior do autor sobre as “Tendências da Pesquisa em Publicidade e Consumo no Brasil – 2006 a 2018: a construção de um subcampo da pesquisa em comunicação” financiada pelo CNPq com Bolsa Produtividade em pesquisa nível 2, cujo foco mais amplo são os textos publicados sobre publicidade e consumos. A relevância deste tipo de pesquisa se dá pela problematização da possibilidade de veri car o estágio de maturidade da divulgação cientí ca das pesquisas sobre Publicidade e consumos no Brasil, em função de uma série de conquistas institucionais e científicas deste subcampo, como já foi anteriormente descrito no trabalho de Trindade (2018). Nesse sentido, cabe esclarecer que a metodologia da coleta de dados está inspirada, com as devidas adaptações, no trabalho de (KIM; HAYES; AVANT; REID, 2014) sobre estudos do estado do conhecimento no contexto norte-americano e anglo-saxão sobre a publicidade.

Os resultados deste recorte sobre a pesquisa maior, que aqui são sistematizados, mostram três eixos principais de abordagem: (1) a mediação do ecossistema publicitário na construção da biopolítica dos gêneros e dos corpos/representação dos gêneros nos discursos das marcas, (2) as sexualidades e consumos midiáticos e (3) o tratamento de gênero como público/audiência específica de processos de comunicação e consumo nos seus usos midiáticos. A abordagem sobre publicidade, propriamente dita, é pequena, mas tais discussões mostram um lugar das perspectivas de gênero nas abordagens da publicidade e dos consumos. As pesquisas
são majoritariamente exploratórias, qualitativas, no espectro do que se pode denominar como estudos de mídia. Frente a estes aspectos gerais que explicam a pesquisa, pode-se considerar a caracterização do corpus e os resultados encontrados.

Link para download aqui