“A História do Soldado”, obra clássica do russo Igor Stravinsky, será interpretada gratuitamente pela Camerata OSUSP

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo - 20/06/2018

Sob a regência de Wagner Polistchuk, “A História do Soldado” é tema de apresentação em formato camerístico

O grupo Camerata formada por cordas, sopros e percussão da Orquestra Sinfônica da USP – OSUSP, se apresenta nos dias 21 de junho, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, pela série Música na BBM e 23 de junho, às 11h, no Museu Republicano “Convenção de Itu”. A História do Soldado, de Igor Stravinsky foi a obra eleita para ser interpretada gratuitamente.

Idealizado como um espetáculo cênico-musical, A História do Soldado foi composta por Stravinsky, em 1918, a partir do texto do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz, baseado em contos populares russos recolhidos por Alexander Afanássiev.

A peça busca exprimir aquilo que o ser humano é capaz de fazer em nome de seus desejos, vaidades e sede de poder, através da história de um soldado que vende sua alma ao diabo, simbolizada pelo único bem de valor que o protagonista traz consigo — seu violino. Os instrumentos utilizados representam as personagens que participam da história: soldado, princesa, diabo.

Para esse repertório, a Camerata OSUSP conta com a participação de Karen Hanaí (violino), Alexandre Miranda (contrabaixo), Tiago Garcia (clarinete), Mariana Bergsten (fagote), Amarildo Nascimento (trompete), Carlos Freitas (trombone) e Leopoldo Prado (percussão). O ator e diretor Luiz Eduardo Frin será o narrador, completando a formação como convidado especial.

As apresentações são abertas ao público, mesmo sem vínculo com a USP, e seguem mensalmente até novembro.

Cameratas OSUSP – Temporada 2018
Informações: sinfonica@usp.br | (11) 3091 3000 | www.osusp.prceu.usp.br

Música na BBM
Quando | Quintas-feiras, 12h30 (21/06, 16/08, 20/09, 22/11).
Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
Rua da Biblioteca, s/n – Butantã, São Paulo – SP
Quanto | GRÁTIS

Música no Museu