• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Juçara Marçal e Neymar Dias são convidados especiais da Orquestra Sinfônica da USP em novembro

Juçara Marçal e Neymar Dias são convidados especiais da Orquestra Sinfônica da USP em novembro

Comunicação - PRCEU - 07/11/2023

Com foco na diversidade, Juçara Marçal abre os concertos do mês e participa de um debate sobre o tema. Neymar Dias traz a versatilidade de seu trabalho que transita das raízes caipiras, urbanas e obras eruditas 

Por Elcio Silva
7/11/2023 – 17h57

 

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre a agenda deste mês de novembro de 2023 com dois novos concertos gratuitos. A próxima apresentação, pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio, acontece neste sábado (11), às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri. A convidada é a cantora Juçara Marçal, no solo, sob a regência do maestro André Bachur. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma appticket.

Jucara3 By Jose De Holanda

A cantora Juçara Marçal é convidada da Osusp para a apresentação de 11 de novembro. Foto | José de Holanda.

A programação traz como tema “Respeito à Diversidade” com canções que fluem da matriz africana ao MPB. Inspirada em instrumentos típicos do maracatu pernambucano, será realizada a estreia mundial de Massapê de Gonguê Abe, de Rodrigo Lima.  Obras de Clarice Assad, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico César, Siba Veloso, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci e da própria Juçara Marçal completam o programa.

Em 2022 a cantora foi indicada ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, com “Delta Estácio Blues”.

O ciclo de Concertos da Torre do Relógio combina palestras de especialistas com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte em debates que seguem formatos variados. Nesta linha, a experiência musical será mesclada com um diálogo de Marçal, que é também mestre em Letras e graduada em Jornalismo pela USP, com a professora Silvana Nascimento, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A conversa, que percorrerá temas antirracistas à LGBTQIAPN+, terá mediação da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.

 

Nova apresentação

 

No dia 17 de novembro, sexta-feira, ao meio-dia, o convidado é o multi-instrumentista Neymar Dias, em um espetáculo de composições e arranjos autorais. A apresentação, pelo ciclo A diversidade nas lentes da música de câmara, flui por diversos estilos que atravessaram a carreira musical do artista. A entrada no Centro Cultural Camargo Guarnieri também é gratuita.

Foto Neymar Dias 03 Credito Neymar Dias Scaled

O multi-instrumentista Neymar Dias faz apresentação com composições a arranjos autorais. Foto Divulgação.

O show sem regente faz uma jornada pela versatilidade musical de Dias a partir de sua viola caipira. Da música popular à erudita, entre as raízes caipiras brasileiras, com obras de Tião Carreiro e Angelino de Oliveira, à música orquestral, com Bach e Villa Lobos, além da música urbana. A apresentação será realizada em conjunto com o Ensemble Osusp.

Formado em composição e regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) em São Paulo, Dias integrou diversas orquestras, como a Osusp e a Orquestra Experimental de Repertório. Foi indicado com Toninho Ferragutti ao Grammy Latino em 2014, na categoria Melhor Álbum de Música Raiz por “Festa na Roça”.

A Osusp sugere, para ambas as apresentações, a doação de alimentos não perecíveis que serão enviados a comunidades do bairro do Butantã.

 

Serviço

Apresentações Osusp – Novembro

 

Quando | 11 de novembro (sábado) – 16 horas

Concertos da Torre do Relógio – “Respeito a Diversidade”

Juçara Marçal, solo de canto

André Bachur, regência

Bate papo com Juçara Marçal e Silvana Nascimento (FFLCH)

Mediação: Marli Quadros Leite

Ingressos | https://appticket.com.br/concerto-osusp-torre-do-relogio-7 


 

Quando | 17 de novembro (sexta-feira) – meio-dia

A diversidade nas lentes da música de câmara

Neymar Dias, solo de viola caipira

Ingressos | https://appticket.com.br/concerto-osusp-neymar-dias

 

Onde | Centro Cultural Camargo Guarnieri

Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo

Quanto | grátis – ingresso solidário

Parte dos ingressos será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis que serão doados a comunidades do bairro do Butantã.

Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.brusp.br/osusp

Apresentações Osusp - Novembro
    • Centro Cultural Camargo Guarnieri
    • Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã
    • São Paulo - SP
    • obs: A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis que serão doados a comunidades do bairro do Butantã.
    • Sábado
    • Das 16:00 às 18:00
    • Sexta
    • Das 12:00 às 13:00
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.