• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Café Científico “Matemática e Música”

Café Científico “Matemática e Música”

Parque de Ciência e Tecnologia - 03/12/2015

O Parque CienTec promove no dia 12 de dezembro, às 15h, mais uma edição  Café Científico com o Prof. Dr. Oscar João Abdounur, do Instituto de Matemática e Estatística da USP. O encontro marca a abertura da exposição Matemática e Música. Confira abaixo o resumo da apresentação:

A matemática e a música estão presentes no nosso dia-a-dia das mais diferentes maneiras. Você já parou para pensar o que faz você reconhecer a voz de um amigo ou de um inimigo? O que é timbre? Ou por que um tambor maior soa mais grave que um tambor menor ? Ou por que uma flauta quando soprada mais forte pode emitir uma nota mais aguda? Será que o som também pode se abrir em “cores” como a luz? O que é Série Harmônica? Por que uma criança e um homem adulto, chamados a cantar juntos, parecem emitir as mesmas notas? Por que existem alguns sons que concordam e outros que discordam? Por que alguns sons combinados nos dão a sensação de um só? O que é consonância? Você já experimentou deslizar o dedo na borda de um copo e ver o que acontece? E soprar a boca de uma garrafa? Por que ao tocar violão, pressiona-se em lugares diferentes das cordas para variar as notas? Você já ouviu falar de Pitágoras, aquele matemático que viveu na Grécia Antiga. Você sabia que além de matemático, ele é considerado um dos precursores da música ocidental? Ele e seus seguidores, os pitagóricos, desenvolveram um experimento com o monocórdio. Você sabe o que é um monocórdio? Qual a relação acústica entre ele e os instrumentos de corda? Como você imagina a música na época dos cavaleiros medievais? Você consegue pensar em uma relação entre escalas musicais e calendários? Você já ouviu falar que se temperam escalas musicais? O que é temperamento? Por que um móvel próximo a um aparelho de som ligado pode vibrar? Por que ao cantar no banheiro, o som se amplifica? Uma cantora pode com sua voz quebrar um copo de cristal?  O que é ressonância? Os planetas emitem sons? 

Agora convidamos você a embarcar nesse passeio numérico através dos sons com atividades interativas em diversos instrumentos musicais.

O Café Científico Matemática e Música acontece na Sala de Exposição Matemática e Música, Prédio 14, do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo

Imagem retirada do site CDCC-USP

Café Científico “Matemática e Música”
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.