Mostra de Teatro Estudantil do Teatro da USP traz peças de oito escolas

A Mostra traz ainda ações especiais convidadas e oficinas, oferecidas a todo o público

Entre 9 de março e 7 de abril de 2019, acontece a primeira Mostra de Teatro Estudantil do Teatro da USP (TUSP).  Ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, uma de suas metas é criar ações que tornem acessíveis à comunidade externa as manifestações culturais desenvolvidas dentro do contexto universitário, fazendo com que pensamento, produção e pesquisa ultrapassem os muros de onde foram gestados. As apresentações gratuitas são realizadas às quartas e quintas ou aos sábados e domingos, sempre às 20h.

A produção teatral ligada às escolas remete a um contexto complexo em que profissionalismo, amadorismo e a própria noção de teatro estudantil são fronteiras que se confundem. Se por vezes há descompassos entre a produção de uma escola de formação em teatro e de grupos oriundos de outras áreas (mais próximos a um perfil vocacionado), outras vezes a urgência redescoberta nas raízes do amadorismo traz à cena um vigor capaz de compensar precariedades técnicas.

A partir desta reflexão, a Mostra pretende amplificar o formato tradicional voltado apenas a escolas de formação, abrindo-se à participação de trabalhos de instituições de ensino de qualquer perfil, gerando assim um panorama da atual produção teatral estudantil. Assim, a produção mapeada pretende dialogar com as singularidades de escolas e grupos de diferentes instituições.

Nesta primeira edição, nove grupos, de oito diferentes escolas, mostram seus trabalhos em cinco semanas na Sala Multiuso do Centro Universitário Maria Antonia.

Confira a programação

Março
08 | Abertura da Mostra: Quando Quebra Queima
09 e 10 | Estação Paraíso | UNISO
13 e 14 | Trágico Bicho Homem | Teatro Escola Macunaíma
15 | Aula-apresentação de Galileu sobre a Dúvida, com Denise Fraga
16 e 17 | Improvisação 70 | EAD-USP
20 e 21 | O Despertar dos Caracóis Logo Após as Tempestades Artificiais | SP Escola de Teatro
23 e 24 | Na Terceira Pedra depois do Sol | CAC-USP
27 e 28 | O Padre do Balão | ESCH – Escola Superior de Artes Célia Helena.
29 | Fórum: Conversas sobre Teatro Estudantil
30, 16h | Leitura: Feira Paulista de Opinião
30 e 31 | O Trabalho que (não é) Sonho | UFRJ

03 e 04 | Agreste Escola de Atores Nilton Travesso
05 | Espetáculo: Horácio
06 e 07 | MariposasCAC-USP

Espetáculos sempre às 20h (quarta/quintas e sábados/domingos) | todos os eventos são gratuitos.

Por Teatro da Universidade de São Paulo

Mostra de Teatro Estudantil