Criado em 1990, o Programa USP e as Profissões tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, sejam orientados na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Dessa forma, o programa oferece aos pré-vestibulandos diversas oportunidades de acesso às informações necessárias à escolha mais consciente da área de formação dentre aquelas existentes na USP, permitindo, também, a redução do índice de evasão na Universidade.

Além do catálogo atualizado periodicamente, o programa compreende as Feiras de Profissões e o calendário de visitas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares aos 7 campi da Universidade de São Paulo.

O catálogo USP e as Profissões, apresenta a USP e suas formas de profissionalização de um ponto de vista abrangente, proporcionando uma visão global da Universidade. Ao mesmo tempo, deseja contribuir para que o estudante, ao tornar-se universitário, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade, aproveitando as múltiplas atividades acadêmicas, culturais e sociais que a USP lhe oferece. Adicionalmente indica as unidades de ensino, os cursos oferecidos e as ações de apoio aos alunos em cada um dos 7 campi, além de seus órgãos de integração (institutos especializados e museus).

Participe! CLIQUE AQUI e veja as datas das visitas. Inscreva-se!

10ª Feira USP e as Profissões – Capital – Parque Cientec – CLIQUE AQUI

7ª Feira de Profissões USP - CEPEUSP

7ª Feira de Profissões USP – CEPEUSP

As Feiras de Profissões  promovidas anualmente, atraem um grande público tanto na capital, quanto no interior. A Feira de Profissões da USP (FEPUSP), realizada desde 2001, é um evento itinerante que apresenta aos estudantes do interior do estado os cursos de graduação das unidades da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Ribeirão Preto. Já a Feira de Profissões do campus da capital, realizada desde 2006 em São Paulo, reúne todas as Unidades de Ensino da USP, além de seus museus e órgãos.

Nas visitas monitoradas, os docentes e alunos da Universidade expõem suas opiniões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos.

O programa é voltado também para informar aos educadores de todas as atividades culturais e de extensão oferecidas pela Universidade, aproximando-os de sua rica variedade de museus, órgãos e institutos. Sugere-se, aqui, uma rica diversidade de programações culturais, agregando de modo significativo à sua formação, desta forma, um novo espaço foi criado aos educadores na Feira de Profissões de São Paulo, o qual é composto por estandes dos museus e órgãos da USP, podendo ser obtidas informações sobre o conteúdo de suas programações, agendas e um bate-papo descontraído com alguns de seus profissionais que lá atuam.

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

USP e as Profissões