• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Cidade Universitária recebe em setembro a edição anual da Feira USP e as Profissões

Cidade Universitária recebe em setembro a edição anual da Feira USP e as Profissões

Comunicação - PRCEU - 18/08/2023

O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, apresenta informações sobre os cursos de graduação e as unidades de ensino, além de atividades interativas, orientação profissional e instruções sobre as formas de ingresso na USP

Por Elcio Silva
18/8/2023 – 11h09 atualização em 31/8/2023 – 16h41

O campus Butantã da USP recebe nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2023 a 17ª edição da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita. Para agilizar a entrada, os interessados podem fazer um credenciamento prévio em uspprofissoes.usp.br.

O evento retornou à Cidade Universitária em 2022, aproximando os estudantes das unidades de ensino, museus, laboratórios do campus e também do ambiente que o futuro universitário poderá encontrar como aluno.

No programa Cultura na USP de 31 de agosto de 2023, a professora Paula Correa, coordenadora do Programa USP e as Profissões, falou um pouco sobre as novidades da edição 2023.

USP Profissões 2022 - Foto Fernando Molina

Em diversos pavilhões os estudantes obtém informações dos cursos e carreiras da USP em conversas com alunos e professores da USP. Foto Fernando Molina.

“A Feira USP e as Profissões é um evento muito importante porque envolve todas as unidades da USP e, principalmente, por deixar a Universidade bem próxima da sociedade, um dos pilares da nossa missão. A dimensão que alcançou nos últimos anos demonstra essa importância. Durante a Feira, temos a oportunidade de interagir com dezenas de milhares de jovens, além de seus familiares, buscando orientá-los sobre o melhor modo possível de planejar seu futuro”, destaca a professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.

Com o dobro de pavilhões da edição anterior, para este ano diversos aprimoramentos foram realizados para atendimento aos visitantes. Na Praça do Relógio, marco arquitetônico e símbolo da Universidade, a feira reúne estandes com alunos e docentes da USP que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, o mercado de trabalho, a formação acadêmica,  disciplinas e conteúdos programáticos, além do cotidiano universitário e as possibilidades de especializações. Também serão realizadas apresentações e atividades  em um palco central.

USP Profissões 2022 - Foto Fernando Molina

Com credenciamento prévio a entrada é facilitada a partir da leitura do QR Code. Foto Fernando Molina.

Os visitantes podem obter orientações sobre as formas de ingresso na Universidade e os programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil. A Fuvest vai atender os interessados e realizar as inscrições para o vestibular 2024 da USP. Os professores também poderão se informar sobre os cursos de extensão oferecidos pela Universidade, muitos deles gratuitos. 

Já no tour turístico Giro Cultural, será possível  percorrer diversos locais do campus em um ônibus.

Algumas atividades serão disponibilizadas posteriormente no canal do Youtube.

Para alimentação, a edição 2023 vai contar com o dobro da estrutura para food trucks, com duas praças de alimentação. Bolsões especiais de estacionamento serão destinados para ônibus. Haverá pontos de abastecimento para garrafas de água, mas não serão fornecidos copos descartáveis. Por isso, recomenda-se que os visitantes tragam suas próprias garrafas.

Atividades Interativas

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP (IP) vai promover oficinas de orientação profissional, que serão realizadas diretamente na própria unidade. 

Também serão realizadas atividades interativas e em salas de bate-papo, exposições de acervos dos museus da USP, palestras e apresentações: 

4 Usp Profissoes 2022 Fernando Molina

O público tem contato com diversos experimentos científicos, como os realizados pela equipe do Show de Física. Foto Fernando Molina

–  O Show de Física, criado há mais de 39 anos para mostrar experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

– As atividades do grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química que utilizam o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

– A Célula Gigante, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP, que possibilita conhecer o interior de uma célula com todas as suas organelas, núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras em uma estrutura de 40 metros cúbicos.

A escolha da profissão

Um dos maiores e mais tradicionais eventos da USP na área de extensão e relacionamento com a sociedade, a Feira USP e as Profissões vem sendo marcada, há 20 anos, por uma intensa participação de jovens em busca de seu futuro profissional.

8 Usp Profissoes 2022 Fernando Molina

A praça de Museus é um dos locais preferidos do público e nela os visitantes podem conhecer um pouco das coleções da USP. Foto Fernando Molina.

Em 2022 o evento recebeu 66.408 visitantes, vindos de 27 estados brasileiros e de outros 16 países. Deste público, 88,43% eram estudantes do ensino médio e 4,96% estudavam em cursinhos pré-vestibulares, sendo que 49% eram oriundos de escolas públicas e 51% de escolas particulares.

A pró-reitora Marli Quadros Leite reforça a importância dos estudantes fazerem um contato direto com a Universidade em um evento deste porte. 

“A Feira USP e as Profissões é mais uma estratégia para democratizar a universidade pública e gratuita, pois mostra que todos podem e devem ter acesso a uma das melhores universidades do mundo”, ressalta Leite.

O evento

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa “USP e as Profissões” que realiza também visitas monitoradas nas unidades de ensino ao longo do ano. 

9 Usp Profissoes 2022 Fernando Molina

Nas salas de bate-papos os visitantes conversam com especialistas de diversas áreas. Foto Fernando Molina.

A primeira edição aconteceu em 2001, no campus de Ribeirão Preto. Até 2019, diferentes campi da USP no interior promoveram edições anuais, em esquema de rodízio. Na capital, o evento acontece anualmente desde 2006. Após um período no campus Butantã, o evento foi realizado de 2014 a 2019 no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP. Em 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, as edições foram online e em 2022 retornou à Cidade Universitária. 

De acordo com o anuário da USP, atualizado em 2022, são oferecidos 333 cursos de graduação na capital e no interior do estado, além de 428 programas de mestrado e 394 de doutorado, com 60.120 alunos matriculados na graduação e 29.430 na pós-graduação, divididos em 13.912 no mestrado e 15.518 no doutorado. Desses números, somados aos 7.808 alunos de disciplinas especiais, 47,86% são mulheres e 52,14% são homens.

 

Serviço

Feira USP e as Profissões 2023

Quando | De 14 a 16 de Setembro de 2023 (quinta, sexta e sábado) das 9h às 17h.

Onde | Praça do Relógio, campus Butantã da USP

Como Chegar

Portaria 1

Cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga.

Portaria 2

Av. Escola Politécnica, altura do número 403. Acesso de ônibus pela portaria 2.

Portaria 3

Av. Corifeu de Azevedo Marques, altura do número 2900.

Inscrições e credenciamento | A participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada os interessados podem fazer o credenciamento prévio no site uspprofissoes.usp.br.

Contato para dúvidas e informações  | uspprofi@usp.br.

Feira USP e as Profissões 2023
    • Campus Butantã - USP
    • Rua do Anfiteatro, S/N - Butantã
    • São Paulo - SP
    • Quinta, Sexta e Sábado
    • Das 09:00 às 17:00
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.