• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Ainda sobre a cama reflete sobre convenções e relacionamentos

Ainda sobre a cama reflete sobre convenções e relacionamentos

Comunicação - PRCEU - 09/11/2023

Foto: Philipp Lavra

O Teatro da USP recebe, a partir de 16 de novembro, o espetáculo Ainda sobre a cama, com direção de Luiz Fernando Marques (Lubi) e atuações de Camila Cohen, Duda Machado e Luiz Felipe Bianchini. A temporada se encerra no dia 17 de dezembro, e acontece de quintas a sábados, às 20 horas, e domingos às 18 horas, e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site do sympla.

A dramaturgia inédita surgiu a partir da leitura da obra de Leonce e Lena, do autor alemão Georg Büchner (1813-1837). Em cena, três personagens questionam as novas e velhas formas de relações afetivas.

O espetáculo nasceu do encontro e da parceria entre elenco e direção. A partir da leitura da peça do autor alemão, as memórias pessoais serviram de guia para a construção da dramaturgia que reflete se há a manutenção de padrões, ações e palavras do sistema patriarcal e suas complexas engrenagens, apesar das liberdades atuais e outras possibilidades de relacionamentos.

Há cerca de dois séculos, Büchner usou a ironia para mostrar como estamos enredados nas convenções de nossos tempos. Na sua trama, os protagonistas Leonce e Lena são de famílias nobres e estão prometidos em um casamento de interesses, mesmo sem se conhecerem. No entanto, os dois desejam um futuro diferente. Sem um saber do outro, fogem para a floresta e, num golpe de destino, se encontram por acaso e apaixonam-se. O casal volta e se casa, fazendo a união por interesse coincidir com a celebração por amor.

Para os criadores de Ainda sobre a cama, o texto de Büchner foi objeto de estudo por apontar um passado que insiste em ser presente e, a partir dele, as cenas do novo trabalho arriscam a criar paralelos entre a atualidade e o passado. “Nossa ideia era falar sobre as relações heteronormativas, sobretudo como essas relações são assombradas por essas normas, modelos que vêm de séculos, patriarcais e eurocêntricas, mesmo que hoje em dia isso também apareça na forma de homoafetividade ou mesmo do amor livre”, ressalta Lubi.

Ao longo da peça, o ator e as duas atrizes formam diferentes possibilidades de casais. “As cenas são independentes, ligadas entre si pela temática, mas apontam para uma cronologia de um casal. São vários Leônceos e Lenas – eles se chamam assim na peça – e podem ser vistos como um arquétipo de um casal”, diz a atriz Camila Cohen.

Essa cronologia de acontecimentos ajuda a acompanhar e compreender a relação de um casal. “São diversas situações que revelam como os padrões estão arraigados nas estruturas dos nossos afetos. A encenação passa por alguns momentos emblemáticos como a perda da virgindade; o namoro; a traição, o noivado e o casamento”, diz Lubi.

O espaço cênico é formado por um quarto com uma cama de casal e duas mesinhas de cabeceiras; o público senta-se muito próximo das atrizes e do ator. “A sensação é de que a plateia pode flagrar desde as conversas mais ordinárias, com seus vazios e tédios, passando por brigas até, no limite, a violência que uma relação é capaz de gerar”, coloca o diretor.

“Ao longo da peça, os atores também assumem a função de narradores. Esse recurso épico cria um efeito de distanciamento, como se fossem capazes de olhar para o que está acontecendo”, finaliza Lubi.

Sinopse

Isso aqui é mais uma vez a tentativa de construir uma cama. E essa cama não é ninho, não vai parir ninguém e nem oferecerá o descanso merecido. Ela talvez testemunhe a inércia de sentimentos, palavras e ações que ainda hoje repetimos desde 1837. Uma instalação cênica para uma dramaturgia contemporânea criada a partir da obra Leonce e Lena, de Georg Büchner. Do ócio ao tédio. Do tédio ao sexo. Do sexo à violência. Da violência ao controle.

Ficha técnica

Direção: Luiz Fernando Marques (Lubi) / Assistência de direção: Erica Montanheiro / Dramaturgia: Duda Machado, Camila Cohen, Erica Montanheiro, Luiz Fernando Marques (Lubi) e Luiz Felipe Bianchini / Elenco: Duda Machado, Camila Cohen e Luiz Felipe Bianchini / Iluminação: Wagner Antônio /Cenário: Luiz Fernando Marques (Lubi) /Fotos: Isadora Relvas / Produção: Lud Picosque – Corpo Rastreado

Serviço

Ainda sobre a cama

Onde |  Teatro da USP

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando | de 16 de novembro a 17 de dezembro | sexta e sábado às 20 horas e domingo às 18 horas
Quanto | Ingressos: R$ 40 (inteira) + R$ 20 (meia) – venda na bilheteria 1 hora antes do espetáculo ou pelo site do Sympla
Duração | 90 minutos
Capacidade | 60 lugares
Recomendação | 18 anos
Informações | (11) 3123-5222

Ainda sobre a cama reflete sobre convenções e relacionamentos
    • Teatro da USP
    • Rua Maria Antônia 294
    • São Paulo - SP
    • CEP: 01222-010
    • usp.br/tusp
    • Quinta, Sexta e Sábado
    • Das 20:00 às 21:00
    • Domingo
    • Das 18:00 às 19:00
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.