Por Teresa Espallargas
A biblioteca do poeta Murilo Mendes, os trabalhadores gráficos paulistas e a preservação de arquivos são os temas debatidos por especialistas da USP e por convidado da Fundação Casa de Rui Barbosa – RJ
No próximo mês, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP receberá três colóquios para discutir temas relativos a acervos e seus constituintes. As palestras acontecem nos dias 3, 10 e 17 de agosto, sempre às 14h, na Sala Villa – Lobos. Os eventos são gratuitos e abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
O primeiro encontro (07/08) abordará “O sentido dos arquivos”. Ministrado por Heloisa Liberalli Bellotto (FFLCH-USP), especialista na área, o XX Colóquio Mindlin discutirá a organização de arquivos também para compará-la com a de outras instituições como museus, bibliotecas e bancos de dados.
Já a palestra do dia 10, conduzida por Júlio Castañon Guimarães (Fundação Casa de Rui Barbosa –RJ), apresentará a biblioteca do poeta Murilo Mendes, parte do Museu de Arte Murilo Mendes, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Para terminar a programação mensal de colóquios, Paulo Iumatti (IEB-USP) traz para discussão “Os saberes dos trabalhadores gráficos na construção do livro em São Paulo na primeira metade do século XX”. A partir da investigação da história dos livros na capital paulista na época, serão abordadas possibilidades de pesquisa a fim de entender a participação dos trabalhadores e artesãos gráficos nos projetos editoriais.
Até o final do ano, outros temas serão abordados nos Colóquios Mindlin. Para acompanhar a programação acesse: www.bbm.usp.br/coloquios-mindlin.
Serviço
Colóquios Mindlin
Quando | 3, 10 e 17 de agosto às 14h
Onde | BBM – Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Quanto | Gratuito
Mais informações |www.bbm.usp.br/coloquios-mindlin