• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Concerto especial da Orquestra da USP destaca Civilizações e Urbanismo

Concerto especial da Orquestra da USP destaca Civilizações e Urbanismo

Comunicação - PRCEU - 24/11/2023

Os professores Raquel Rolnik e Eduardo Góes Neves são os convidados do evento que entrelaça a música e o conhecimento

 

Por Elcio Silva – Imagem – Divulgação Osusp
24/11/2023 – 17h59

 

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) promove no próximo sábado, 2 de dezembro, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, mais uma apresentação pelo Ciclo de Concertos da Torre do Relógio com o tema “Civilizações e Urbanismo”. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente online pela plataforma appticket neste link.

O público poderá conferir a interpretação das obras Flor de Tremembé, de Camargo Guarnieri, Sensemayá, de Silvestre Revueltas, Sinfonietta, de Astor Piazzolla, e La création du monde, Op. 81a, de Darius Milhaud. A regência é do maestro e diretor da Osusp, Gil Jardim.

A escolha das obras dialoga com o tema e com a especificidade deste Ciclo, que propõe aliar a música com informação de qualidade ampliando a experiência do público.

Civilizações e Urbanismo

O Ciclo de Concertos da Torre do Relógio combina pequenas palestras de especialistas renomados com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte em debates que seguem formatos variados.

Com o tema “Civilizações e Urbanismo”, os convidados de 2 de dezembro são os professores Eduardo Góes Neves, diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e Raquel Rolnik, prefeita do campus da capital e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). As palestras foram gravadas e serão exibidas durante o evento. A apresentação é da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.

Um dos principais pesquisadores atuantes na Amazônia, Neves, irá versar sobre as civilizações antigas a partir deste foco.

Eduardo Góes Neves Arquivo Pessoal

Eduardo Góes Neves é diretor e docente do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Foto – Arquivo pessoal.

“Como arqueólogo, que trabalha há muitos anos na região amazônica do Brasil e também de países adjacentes vou falar um pouco sobre como os povos indígenas que habitam a região há milhares de anos desenvolveram formas peculiares de urbanismo relacionadas a produção de paisagens, evidências sutis da transformação exercida, de tal maneira que a Amazônia que conhecemos hoje é resultado destas transformações”.

O professor destaca que “não podemos separar a dimensão natural da dimensão da presença humana milenar indígena nesta região” e completa dizendo: “espero que esta fala possa trazer informações importantes de como pensar formas alternativas de urbanismo no futuro”.

Raquel Rolnik Arquivo Pessoal

Raquel Rolnik é prefeita do campus USP da capital e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Foto – Arquivo pessoal.

A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, atuante na discussão do planejamento urbano em São Paulo e no País, traz para o debate questões sobre a organização da vida urbana contemporânea: “Vamos falar sobre as perspectivas do processo de urbanização que anda claramente em crise, não apenas da crise climática, mas também da crise de representação e gestão política”.

A urbanização é um tema que afeta a população de diversas maneiras e por isso Rolnik leva a discussão para um aspecto amplo. “Pensamos em trazer questões que abalam as convicções históricas sobre o modelo de cidade que temos. Repensar as relações com a natureza, mas também o modelo de desigualdade e de hegemonia das finanças sobre todas as esferas do ser no campo da produção e gestão das cidades”, destaca.

Serviço

A apresentação da Orquestra Sinfônica da USP pelo Ciclo de Concertos da Torre do Relógio com o tema “Civilizações e Urbanismo” tem entrada gratuita. Para debater o tema os convidados são os professores Raquel Rolnik, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Eduardo Góes Neves, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis que serão doados a comunidades do Butantã.

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na plataforma appticket no link: https://appticket.com.br/concerto-osusp-torre-do-relogio-civilizacoes-e-urbanismo

Concerto Osusp - Civilizações e Urbanismo
    • Centro Cultural Camargo Guarnieri
    • Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã
    • São Paulo - SP
    • Sábado
    • Das 16:00 às 18:00
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.