Os professores Raquel Rolnik e Eduardo Góes Neves são os convidados do evento que entrelaça a música e o conhecimento
Por Elcio Silva – Imagem – Divulgação Osusp
24/11/2023 – 17h59
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) promove no próximo sábado, 2 de dezembro, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, mais uma apresentação pelo Ciclo de Concertos da Torre do Relógio com o tema “Civilizações e Urbanismo”. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente online pela plataforma appticket neste link.
O público poderá conferir a interpretação das obras Flor de Tremembé, de Camargo Guarnieri, Sensemayá, de Silvestre Revueltas, Sinfonietta, de Astor Piazzolla, e La création du monde, Op. 81a, de Darius Milhaud. A regência é do maestro e diretor da Osusp, Gil Jardim.
A escolha das obras dialoga com o tema e com a especificidade deste Ciclo, que propõe aliar a música com informação de qualidade ampliando a experiência do público.
Civilizações e Urbanismo
O Ciclo de Concertos da Torre do Relógio combina pequenas palestras de especialistas renomados com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte em debates que seguem formatos variados.
Com o tema “Civilizações e Urbanismo”, os convidados de 2 de dezembro são os professores Eduardo Góes Neves, diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e Raquel Rolnik, prefeita do campus da capital e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). As palestras foram gravadas e serão exibidas durante o evento. A apresentação é da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.
Um dos principais pesquisadores atuantes na Amazônia, Neves, irá versar sobre as civilizações antigas a partir deste foco.
“Como arqueólogo, que trabalha há muitos anos na região amazônica do Brasil e também de países adjacentes vou falar um pouco sobre como os povos indígenas que habitam a região há milhares de anos desenvolveram formas peculiares de urbanismo relacionadas a produção de paisagens, evidências sutis da transformação exercida, de tal maneira que a Amazônia que conhecemos hoje é resultado destas transformações”.
O professor destaca que “não podemos separar a dimensão natural da dimensão da presença humana milenar indígena nesta região” e completa dizendo: “espero que esta fala possa trazer informações importantes de como pensar formas alternativas de urbanismo no futuro”.
A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, atuante na discussão do planejamento urbano em São Paulo e no País, traz para o debate questões sobre a organização da vida urbana contemporânea: “Vamos falar sobre as perspectivas do processo de urbanização que anda claramente em crise, não apenas da crise climática, mas também da crise de representação e gestão política”.
A urbanização é um tema que afeta a população de diversas maneiras e por isso Rolnik leva a discussão para um aspecto amplo. “Pensamos em trazer questões que abalam as convicções históricas sobre o modelo de cidade que temos. Repensar as relações com a natureza, mas também o modelo de desigualdade e de hegemonia das finanças sobre todas as esferas do ser no campo da produção e gestão das cidades”, destaca.
Serviço
A apresentação da Orquestra Sinfônica da USP pelo Ciclo de Concertos da Torre do Relógio com o tema “Civilizações e Urbanismo” tem entrada gratuita. Para debater o tema os convidados são os professores Raquel Rolnik, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Eduardo Góes Neves, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis que serão doados a comunidades do Butantã.
Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na plataforma appticket no link: https://appticket.com.br/concerto-osusp-torre-do-relogio-civilizacoes-e-urbanismo