USP organiza evento que discute a curricularização da extensão universitária

Comunicação - PRCEU - 13/06/2023

Workshop sobre curricularização reúne a sete grupos de trabalho para lançar um projeto global para a USP

Texto e Fotos | Elcio Silva
13/6/2023 – 13h30

A USP realizou ao longo do dia 13 de junho o evento que debateu a importância da curricularização da extensão universitária. Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), o Workshop Curricularização da Extensão conta com a participação da Pró-reitoria de Graduação (PRG) e também com representantes da Unesp e da Unicamp.

Na abertura, foram apresentadas informações de como as Pró-Reitorias de Cultura e Extensão e de Graduação buscam integrar suas ações com o objetivo de implementar a curricularização da extensão nas atividades desenvolvidas pelas disciplinas da graduação. Dentre as regras está a inclusão de que 10 % da carga horária total dos cursos de graduação sejam realizados com atividades de extensão universitária, a articulação com as atividades de ensino e pesquisa e a orientação e avaliação de docentes para as atividades de extensão desenvolvidas pelos estudantes.

Curricularizacao Da Extensao 13 6 2023 Foto 2 Elcio Silva

Professora Marli Quadros Leite fala sobre a implementação da Curricularização da Extensão na Universidade de São Paulo

Para a professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, tudo será feito universalmente sem esquecer das particularidades de cada curso. “Vamos fazer um programa que atenda as demandas da nossa Universidade, dentro deste pensamento, vai começar a sair hoje daqui, com o estabelecimento do GT de curricularização composto por representantes de todas as unidades da USP, algo muito sólido para levar esse programa pra frente”.

A professora Marli Quadros destaca ainda que “a partir do momento em que há esta separação da carga horária e também a composição do projeto pedagógico com a curricularização, nós já estamos dentro do espírito para trabalhar e devolver à sociedade o muito que ela oferece a nossa Universidade”.

Foram criados sete grupos de trabalho (GTs) que debateram durante o período da tarde temas diversos com o intuito de levantar dados necessários para a implementação deste projeto. Entre os temas debatidos estão Ciências Naturais, Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades, Ciências da Saúde, Engenharia e Tecnologia, Ciências Agrícolas, Museus, Institutos Especializados Órgãos da PRCEU. Cada grupo de trabalho possui um relator que trouxe os resultados para as deliberações na plenária de encerramento.

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-reitora da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda e do pró-reitor de graduação, professor Aluísio Augusto Cotrim Segurado.

Curricularização da Extensão

Workshop discute implementação da extensão universitária na grade curricular
USP organiza evento que discute a curricularização da extensão universitária