Curso enfoca as relações entre o design brasileiro e internacional

Comunicação - PRCEU - 07/08/2023

Percurso da produção do design brasileiro e suas influências com a prática internacional são abordados em curso gratuito

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 4 de setembro o curso gratuito Pequena história do design: transferências culturais. Ministrado pela professora Ethel Leon, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às segundas-feiras, das 15 às 17h30. Com 75 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/omk até 25 de agosto.O curso pretende estabelecer reflexão sobre a prática do design brasileiro e suas relações com a produção internacional, apresentando alguns momentos importantes em que a produção brasileira dialogou com a produção internacional no design de móveis e demais artefatos bi e tridimensionais da vida cotidiana.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

4 de setembro
O Art Déco local internacional

11 de setembro
O mobiliário tubular chega ao Brasil

18 de setembro
O design da reconstrução da II Guerra Mundial e suas relações com a produção brasileira

25 de setembro
Social-democracia da Europa do Norte e projetos utópicos brasileiros nos móveis modernos dos anos 1950-60

2 de outubro
O pop no mundo e no Brasil

9 de outubro
O pós-moderno no design, brasilianização do design internacional?

Sobre o professor
Ethel Leon é doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo e professora de História do Design. Foi editora da revista eletrônica de design Agitprop (2008-2015), autora, entre outros, dos livros Memórias do Design Brasileiro, (Senac SP, 2009); IAC, primeira escola de design do Brasil (Blucher, 2014), Canasvieiras, um laboratório para o design brasileiro (Udesc/Fapesc, 2015), organizadora e coautora do livro Michel Arnoult, design e utopia (Sesc, contemplado com o Projeto Rumos Itaú Cultural, 2016) e coautora do livro Marcenaria Baraúna (Olhares, 2017) e gute Form, Boa Forma (Act, 2022). Organizadora da antologia de Julio Katinsky Reflexões sobre o Desenho Industrial (Olhares, 2022). Sua tese de doutorado e os livros IAC, Michel Arnoult e Marcenaria Baraúna foram premiados no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Pequena história do design: transferências culturais

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 4 de setembro a 9 de outubro de 2023, segundas-feiras das 15 às 17h30

Quanto | Gratuito

Vagas | 75 vagas presenciais com certificado

Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/omk (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)

Curso enfoca as relações entre o design brasileiro e internacional
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.