• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Dos dinossauros à inovação tecnológica, Orquestra da USP se reinventa em concerto gratuito

Dos dinossauros à inovação tecnológica, Orquestra da USP se reinventa em concerto gratuito

Comunicação - PRCEU - 14/06/2023

A apresentação traz crânios de dinossauros brasileiros em tamanho real, óculos de realidade virtual, micro drones e projeções. Concerto é costurado a partir de diálogo com especialistas em paleontologia e inovação tecnológica 

Por Elcio Silva
14/6/2023 – 18h23

 

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) se reinventa com a apresentação do próximo dia 24 de junho, sábado, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio. A performance foge de um concerto convencional e traz especialistas em paleontologia e em inovação tecnológica para explanações que serão guias para as obras escolhidas. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos antecipadamente online na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.

O espetáculo contará com a participação, ilustrada por projeções de imagens, do paleontólogo e professor do Instituto de Geociências (IGc) da USP, Luiz Eduardo Anelli, especialista em dinossauros brasileiros. Posteriormente será a vez do professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Marcelo Zuffo, atual coordenador do Centro de Inovação da USP (InovaUSP) e líder do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI), desenvolvedor de soluções para cidades inteligentes e internet das coisas.

Confira a entrevista do apresentador Elcio Silva com o diretor da Osusp, maestro Gil Jardim e com os professores Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica, e Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências no programa “Cultura na USP” veiculado pela Rádio USP em 22/06/2023

A experiência para o público já começa no hall de entrada do Anfiteatro Camargo Guarnieri, onde estarão expostos dois grandes dinossauros brasileiros com crânios dos terópodes Carcharodontosaurus e Oxalaia, os maiores carnívoros que viveram no país. Com a colaboração de micro drones com inteligência artificial (IA) embarcada, que fazem o escaneamento de dinossauros, também será possível utilizar óculos de realidade virtual para ter a sensação de ver de perto os dinos no mesmo ambiente.

Concerto Osusp Homenagem Aos Povos Originários

Maestro Gil Jardim será o regente do concerto. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Costurado pela fala dos especialistas, o espetáculo transita entre a evolução do planeta Terra e a inovação tecnológica. Sob a regência do maestro Gil Jardim, a Osusp abre com o quarto movimento da Sinfonia nº 9, de Antonín Dvorak, conhecida como “Sinfonia Novo Mundo”, evocando a grandiosidade e a diversidade das paisagens naturais do continente americano. 

Para o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp e regente deste concerto, a colaboração dos especialistas engrandece o evento “trazendo conhecimento acadêmico de alto nível para a experiência musical”. 

Iniciando pelo tema dos dinossauros com a explanação de Anelli, os fãs de cinema poderão desfrutar dos emocionantes destaques da trilha sonora do filme Jurassic Park”. Na sequência, a famosa introdução de “Also sprach Zarathustra!” (Assim falou Zaratustra), de Richard Strauss, que se tornou emblemática com sua associação ao filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”, cria uma atmosfera de exploração e descoberta para a fala sobre inovação tecnológica de Zuffo.

Concerto Osusp Homenagem Aos Povos Originários

Público no concerto realizado em 29 de abril de 2023 em homenagem aos povos originários. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O maestro destaca ainda a relevância das participações. “Ao realizarem intervenções no espetáculo, mesmo que ágeis, sobre temas como a evolução no planeta Terra e a inovação tecnológica, o ciclo proporciona uma imersão intelectual que transcende a simples apreciação da música, ampliando horizontes e despertando novas conexões entre diferentes áreas do saber.”

Fechando a apresentação, será executada a obra “Fibers, Yarn and Wire”, do compositor brasileiro Alexandre Lunsqui, trazendo uma abordagem contemporânea e inovadora à música sinfônica. Trata-se de uma peça desafiadora tanto para os músicos quanto para os ouvintes. 

O compositor explora uma variedade de timbres e ritmos baseados no funcionamento de um tear expandindo as possibilidades sonoras dos instrumentos da orquestra. Através dessa composição, Lunsqui, que também é professor em composição e teoria na Unesp, demonstra sua habilidade em superar as fronteiras da música tradicional em uma experiência de escuta renovada do discurso musical.

O público também poderá contar com um estande da Editora da USP (Edusp) que trará livros sobre dinossauros brasileiros de autoria de Anelli.

SOBRE O CICLO

O Ciclo de Concertos da Torre do Relógio, uma das séries desenvolvidas pela Osusp neste ano de 2023, combina palestras de especialistas renomados com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte. A mediação é da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.

A interação entre diferentes campos busca ampliar as fronteiras da experiência musical, proporcionando ao público uma compreensão mais profunda e contextualizada das obras executadas.

Serviço

Dos Dinossauros à inovação tecnológica
Osusp alia arte e conhecimento em concerto na USP

 

Quando | 24 de junho (sábado), 16 horas
Concertos da Torre do Relógio
Gil Jardim, regência
Apresentações de Luiz Eduardo Anelli e Marcelo Zuffo
Mediação: Marli Quadros Leite

Ingressos | https://appticket.com.br/concerto-osusp-torre-do-relogio-4
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo
Quanto | grátis
Parte dos ingressos será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã.
Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.brhttp://www.osusp.prceu.usp.br/

A programação dos próximos concertos pode ser acompanhada no site da Osusp ou em cultura.usp.br

Dos dinossauros à inovação tecnológica, Orquestra da USP se reinventa em concerto gratuito
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.