• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Oficina artística no Engenho dos Erasmos aborda e o tempo e a memória

Oficina artística no Engenho dos Erasmos aborda e o tempo e a memória

Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos - 18/09/2019

Oficina RE Construindo Paisagens 2019 IV M

As marcas deixadas pelo tempo são a memória de sua passagem e tal memória está nos elementos da paisagem, seja natural ou artificial.

Nesta oficina, a artista visual Dália Rosenthal, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, conduzirá os participantes em atividades artísticas como o desenho e a coleta de diferentes elementos naturais presentes no lugar, numa busca por reflexões sobre o tempo e a memória presentes na paisagem do Engenho dos Erasmos.

A atividade é voltada a estudantes e professores do Ensino Médio e de graduação em qualquer área, mas aberta a todos os adultos interessados em arte.

Sobre a especialista:

Dália Rosenthal é artista visual, pesquisadora, educadora e docente do Departamento de Artes Plásticas da ECA USP.

Como pesquisadora e docente, desenvolve estudos sobre a transdisciplinaridade com ênfase nas relações entre arte, educação, meio ambiente, direitos humanos e práticas colaborativas para formação em arte. Coordena o projeto de pesquisa TRANSDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO E ARTE com ramificações em diferentes subprojetos tais como Ateliê Nossa Casa, Conversas.CAP, Projeto Viveiro: Arte, Memória, Educação e Meio Ambiente (Prêmio SGA/2013) e Plástica Social: Trans-Caminhos de Ação e Criação; desenvolvendo metodologias e abordagens para a realização de uma prática transdisciplinar no diálogo entre Arte, Educação Planetária e Transculturalidades. Como artista, dedica-se a investigar arte, história e natureza a partir de diferentes linguagens como fotografias, vídeos, desenhos, pinturas e ações relacionais. Seus trabalhos lidam com a paisagem, a memória e o corpo mediados pelo imaginário, a materialidade e a temporalidade dos espaços e territórios. Seus projetos atuais, COSAS PROHIBIDAS (2017-), GREEN CIRCLES (2014- ) e ORO SUCIO (2015 – ), abordam processos de colonização vivenciados na América Latina e o cruzamento destes com concepções de poder na construção da história e seus desdobramentos na contemporaneidade. As ações operam com elementos naturais e culturais de cada espaço escolhido como a terra, as árvores, as pedras, as narrativas e a ancestralidade. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Mestra em História da Arte e Doutora em Poéticas Visuais pela UNICAMP.

Serviço:

Local: Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos Rua Alan Cíber Pinto, 96, Zona Noroeste – Vila Sao Jorge, Santos – SP, 11085-625

Data: 28 de setembro, sábado

Horário: 14h30 às 17h30

Inscrições gratuitas pelo site: engenho.prceu.usp.br

Mais informações: ruinasengenho@usp.br / (13) 3229 2703

Oficina artística no Engenho dos Erasmos aborda e o tempo e a memória
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.