Premiações e homenagens na festa da 30ª edição do Nascente USP

Comunicação - PRCEU - 30/11/2023

O tradicional concurso artístico promoveu um evento especial aberto ao público na noite de 24 de novembro

Por Fabio Rubira | Fotos Adalton Moura/Camisa 1

O programa Nascente comemorou 30 edições na última sexta-feira (24) celebrando a diversidade dos trabalhos artísticos de estudantes de graduação e pós-graduação da USP. A edição deste ano recebeu 787 inscrições nas categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

A festa de premiação no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, foi marcada por uma homenagem à professora Ana Mae Barbosa. A ex-diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP lembrou da gestão do marido, João Alexandre Barbosa, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O professor, que faleceu em 2006, foi o responsável pela criação do Nascente, que teve a sua primeira premiação entregue em 1991.

“Ele era um visionário que acreditava na força do processo criador. Daí ter empregado todas as forças possíveis, conseguido patrocínio etc.”, discursou Ana Mae. “O projeto Nascente existe até hoje, persiste e é um sucesso graças à multiplicidade de talento que cada um de nós tem, que cada jovem tem, que cada aluno desta Universidade tem. Então viva essa multiplicidade do talento dos jovens, que deve ser explorada e deve ser alimentada.”

A pioneira na arte-educação brasileira continuou afirmando que é possível “ser médico, mas ser um pintor também”. E lembrou que “as artes são importantíssimas não só para o desenvolvimento da criatividade, mas para a felicidade humana”.

A professora também sugeriu a criação de uma nova premiação, diante das “novas formas de artes que vão surgindo”, e citou especificamente a arte de rua, com o trabalho dos muralistas.

“Lembro com muita saudade de todas as edições do Nascente das quais participei, mesmo depois da morte do meu marido. E agradeço essa continuidade. O Nascente vai ser sempre Nascente. Nascem artistas todos os dias nesta Universidade”, finalizou.

2023 Nascente Usp Premiação 3325

A professora Ana Mae Barbosa (ao centro) recebe uma homenagem dos professores Emerson da Cruz Inácio, coordenador do Nascente, e da pró-reitora de cultura e extensão Marli Quadros Leite (Fotos: Adalton Moura/Camisa 1)

Obras de artes visuais, audiovisual e design

A professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária, agradeceu a presença da família de João Alexandre Barbosa no evento e também aos jurados das diversas categorias. Ela ressaltou a consolidação do projeto, com a expectativa da participação de novos inscritos no ano que vem. “Termina um Nascente, começamos outro.”

E também sugeriu a visitação, até 28 de janeiro, da exposição Visualidade Nascente no Centro Maria Antonia da USP. “Todos estão convidados a comparecer e participar dessa experiência, que é a palavra correta para definir isso; a experimentação do fazer artístico.”

Veiculado na edição de 30/11 do programa Cultura na USP na Rádio USP.

Serviço | Exposição Visualidade Nascente 2023

Artes Visuais, Design e Audiovisual – Até 28/01/2024

Centro Maria Antonia – Edifício Rui Barbosa
Visitas gratuitas de terça a domingo das 10 às 18 horas.

Endereço:
Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo-SP