Com foco na diversidade, Juçara Marçal abre os concertos do mês e participa de um debate sobre o tema. Neymar Dias traz a versatilidade de seu trabalho que transita das raízes caipiras, urbanas e obras eruditas
Por Elcio Silva
7/11/2023 – 17h57
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre a agenda deste mês de novembro de 2023 com dois novos concertos gratuitos. A próxima apresentação, pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio, acontece neste sábado (11), às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri. A convidada é a cantora Juçara Marçal, no solo, sob a regência do maestro André Bachur. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma appticket.
A programação traz como tema “Respeito à Diversidade” com canções que fluem da matriz africana ao MPB. Inspirada em instrumentos típicos do maracatu pernambucano, será realizada a estreia mundial de Massapê de Gonguê Abe, de Rodrigo Lima. Obras de Clarice Assad, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico César, Siba Veloso, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci e da própria Juçara Marçal completam o programa.
Em 2022 a cantora foi indicada ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, com “Delta Estácio Blues”.
O ciclo de Concertos da Torre do Relógio combina palestras de especialistas com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte em debates que seguem formatos variados. Nesta linha, a experiência musical será mesclada com um diálogo de Marçal, que é também mestre em Letras e graduada em Jornalismo pela USP, com a professora Silvana Nascimento, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A conversa, que percorrerá temas antirracistas à LGBTQIAPN+, terá mediação da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.
Nova apresentação
No dia 17 de novembro, sexta-feira, ao meio-dia, o convidado é o multi-instrumentista Neymar Dias, em um espetáculo de composições e arranjos autorais. A apresentação, pelo ciclo A diversidade nas lentes da música de câmara, flui por diversos estilos que atravessaram a carreira musical do artista. A entrada no Centro Cultural Camargo Guarnieri também é gratuita.
O show sem regente faz uma jornada pela versatilidade musical de Dias a partir de sua viola caipira. Da música popular à erudita, entre as raízes caipiras brasileiras, com obras de Tião Carreiro e Angelino de Oliveira, à música orquestral, com Bach e Villa Lobos, além da música urbana. A apresentação será realizada em conjunto com o Ensemble Osusp.
Formado em composição e regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) em São Paulo, Dias integrou diversas orquestras, como a Osusp e a Orquestra Experimental de Repertório. Foi indicado com Toninho Ferragutti ao Grammy Latino em 2014, na categoria Melhor Álbum de Música Raiz por “Festa na Roça”.
A Osusp sugere, para ambas as apresentações, a doação de alimentos não perecíveis que serão enviados a comunidades do bairro do Butantã.
Serviço
Apresentações Osusp – Novembro
Quando | 11 de novembro (sábado) – 16 horas
Concertos da Torre do Relógio – “Respeito a Diversidade”
Juçara Marçal, solo de canto
André Bachur, regência
Bate papo com Juçara Marçal e Silvana Nascimento (FFLCH)
Mediação: Marli Quadros Leite
Ingressos | https://appticket.com.br/concerto-osusp-torre-do-relogio-7
Quando | 17 de novembro (sexta-feira) – meio-dia
A diversidade nas lentes da música de câmara
Neymar Dias, solo de viola caipira
Ingressos | https://appticket.com.br/concerto-osusp-neymar-dias
Onde | Centro Cultural Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo
Quanto | grátis – ingresso solidário
Parte dos ingressos será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis que serão doados a comunidades do bairro do Butantã.
Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.br | usp.br/osusp