Teatro da USP seleciona atores para espetáculo em 2018

Comunicação - PRCEU - 28/11/2017

Após recorde de inscritos na edição de 2017, o Teatro da USP (TUSP) abre novamente um processo de seleção para montagem teatral. Em 2018, até 90 atores de diversas localidades do país serão selecionados para entrevistas

Por Elcio Silva | Foto Mariana Noguera
28/11/2017 10h30

O Teatro da USP (TUSP) seleciona atores para mais um experimento de montagem teatral na capital paulista em 2018. A ação, realizada desde 2015 pelo Núcleo TUSP de Teatro da capital, chega a 4ª edição com a proposta de trabalhar uma montagem teatral a partir do texto Fausto. As inscrições gratuitas serão realizadas até 5 de janeiro mediante envio de carta de interesse e breve currículo para o e-mail nucleotusp@gmail.com com o assunto: Montagem Núcleo TUSP 2018.

A ação do TUSP já resultou na montagem de Outro K, baseado no texto O Processo, de Kafka, em 2015 e 2016, nos textos O Pequeno Eyolf, de Henrik Ibsen, e Mahagonny, de Bertolt Brecht, em 2016 e em Hamlet e Rei Lear, de Shakespeare, em 2017.

Segundo René Piazentin, coordenador do trabalho e orientador de arte dramática do TUSP, os participantes do projeto serão apresentados as versões do texto feitas por Goethe e Marlowe além de outras referências, e juntos vão definir se um dos autores será escolhido para a montagem ou se algo novo será criado, tendo o tema como ponto de partida.

“Eu acho que as pessoas conhecem mais o Fausto na versão do Goethe, mas tem o Fausto do Marlowe, um dramaturgo contemporâneo do Shakespeare, e outras versões de romance. Diferente deste ano que já tínhamos o autor definido (Shakespeare), desta vez pensamos nessa figura como um mito e vamos decidir, a partir das pessoas selecionadas, se optaremos por um, por outro ou se faremos algo só inspirado”, relata.

O Mito do Fausto é medieval e conta a história de um sábio que na ânsia em adquirir conhecimento faz um pacto com o demônio e troca a vida eterna de sua alma por uma vida na terra onde pode ter tudo o que quer. Mefistófeles, uma espécie de diabo, fica o tempo inteiro com ele.

Opções de Montagem Teatral

Piazentin destaca que além da época diferente dos autores, os estilos de ambos também são distintos e por isso, inicialmente, optaram por não definirem como irão trabalhar a montagem.

“O Marlowe está quase no final do século XVI e o formato de sua peça segue os padrões do teatro elizabetano, tem uma estrutura parecida com as peças de Shakespeare. Já o texto de Goethe é romantismo alemão, século XVIII, tem a carga romântica, poética, muito acentuada e é a versão mais conhecida. O Fausto de Goethe é curioso porque ele escreveu em duas partes e a segunda foi escrita mais de dez anos depois da primeira. É uma obra que o acompanha durante quase toda sua vida criativa. Acho super interessante essa ideia do limite do conhecimento, da ética, a discussão sobre bem e mal e tem muito material para ser trabalhado e por isso que não há nada definido na inscrição, deixamos a referência e a partir daí vamos ver”, explica Piazentin.

Como se trata de uma ação de extensão cultural, as temporadas no TUSP serão gratuitas e devem acontecer entre novembro e dezembro de 2018.

O Núcleo TUSP

Diferente de um curso convencional a iniciativa não tem a pretensão de ensinar ao ator a prática de cena e muito menos ser um corpo teatral estável com um vínculo profissional entre as partes, mas sim estreitar os laços com a comunidade cumprindo uma função de extensão universitária e de pertencimento do espaço público.

Para participar, os atores precisam ter mais de 18 anos e não é necessário ter vínculo com a USP. A ação não prevê qualquer vínculo financeiro. Para mais informações acesse o site http://www.usp.br/tusp/?p=4560.

Inscrições para Núcleo TUSP São Paulo

De 22.11.17 a 05.01.18: dúvidas e inscrições, com envio de carta de interesse e breve currículo, para o e-mail nucleotusp@gmail.com (assunto: MONTAGEM NÚCLEO TUSP 2018).

26.01.18: publicação do resultado no site do TUSP (www.usp.br/tusp) e envio de e-mail aos pré-selecionados (até 90 pessoas) para agendamento de entrevista e apresentação de cena.
19, 21 e 23.02.18 (segunda, quarta e sexta): entrevistas e apresentação individual de cena, de até 2 minutos, de temática trágica, podendo ou não ter relação com as versões teatrais de FAUSTO.
Em cada um dos três dias, haverá seis opções de horário (10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h), com até cinco pessoas agendadas. Dias e horários serão negociados individualmente com os pré-selecionados.
26.02.18: divulgação do resultado final no site e no Facebook do TUSP.
06.03.18: Início dos encontros
Período previsto de apresentações: novembro/dezembro de 2018.

aab

Para mais informações acesse o site abaixo ou utilize o leitor de QR Code

Legenda da Foto: Bianca Muniz e Wagner Cavalleiro em cena de Rei Lear, de Shakespeare. Montagem realizada na 3ª edição do Núcleo TUSP de Teatro da capital.

Experimento de montagem teatral do TUSP
    • Teatro da USP
    • Rua Maria Antonia, 294