• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Concurso cultural celebra 30 anos com apresentações na USP

Concurso cultural celebra 30 anos com apresentações na USP

Comunicação - PRCEU - 15/10/2021

Nascente USP premia talentos e traz programação de música, teatro, texto e artes visuais. Os trabalhos finalistas ganham produção técnica, apresentação online e visitação presencial

Por Elcio Silva
15/10/2021 11h05 Atualizado em 18/10/2021 9h03

 

O concurso artístico Nascente USP chega à 28ª edição com apresentações e exibição de trabalhos dos finalistas em sete áreas artísticas. Criado em 1990, o tradicional programa cultural voltado aos alunos da USP traz em seu histórico a participação de mais de 10 mil estudantes. Neste ano, os trabalhos serão apresentados em formato híbrido, com uma equipe técnica de produção e de exibição online e também com visitação presencial. 

O palco do Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus USP da Capital, na região do Butantã, recebe os artistas para trabalhos de música popular e erudita, teatro e texto, com o sarau literário. A transmissão será feita pelo canal do YouTube do Programa Nascente USP. As obras de artes visuais, design e audiovisual poderão ser vistas presencialmente no Centro Universitário Maria Antonia, na região central.

Divididos em diferentes mostras, os finalistas serão apresentados a partir de 5 de novembro, às 19h, no Maria Antonia, com abertura e Vernissage da Mostra Visualidade Nascente. A visitação será realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h, e aos sábados, das 10 às 18h, até o dia 31 de janeiro de 2022. As Mostras de Música Popular, Música Erudita, Teatro e o Sarau Literário serão apresentadas de forma online, com transmissões ao vivo nos dias 17, 19, 23 e 26 de novembro, respectivamente. 

Depois de avaliados pelo júri, os ganhadores de cada categoria receberão o prêmio de 4 mil reais na Festa de Premiação no Camargo Guarnieri, que também será transmitida online e ao vivo, em 17 de dezembro, às 19h30. 

Segundo a pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, em exercício, Margarida Maria Krohling Kunsch, que é a coordenadora acadêmica do programa, o Nascente é uma das mais importantes formas de valorizar os talentos artísticos dos estudantes da USP.

“Nesses trinta anos de atividades somos surpreendidos a cada edição com trabalhos de qualidade profissional, o que denota o comprometimento dos estudantes na produção do material que é enviado. O júri técnico das categorias tem destacado ao final de cada edição o quão difícil é escolher o vencedor diante de tanto rigor técnico aplicado. Olhar para o Nascente é ter a certeza que esse estímulo aos trabalhos dos alunos tem um propósito que vai além da formação acadêmica, descobre a sensibilidade, criatividade e percepção em uma gama de possibilidades”. 

Para Kunsch trata-se de uma vertente importante da extensão universitária. “Além de descobrir tantos talentos, o Nascente ultrapassa as barreiras da Universidade e leva para a sociedade eventos que são criados com os trabalhos vencedores. São mostras e exposições que levam música, teatro, filmes, literatura e as artes de galeria para um diálogo com a população.” 

Para que o público possa saber mais sobre os trabalhos finalistas, o site do Nascente (cultura.usp.br/nascente) disponibiliza informações adicionais como trechos das músicas, fotos e informações dos espetáculos, poemas, poesias e outros textos para download, diversas produções de artes visuais, soluções de design e teasers dos trabalhos audiovisuais.

Serviço

ARTES VISUAIS | DESIGN | AUDIOVISUAL
Exposição Visualidade Nascente
Abertura: 5 de novembro (sexta-feira) – 19h 
Local: Centro Universitário Maria Antonia da USP
Edifício Rui Barbosa (2º andar)
Rua Maria Antonia, 294 | Vila Buarque, São Paulo – SP.
Visitação de 6/11/2021 a 31/1/2022: Segunda a sexta-feira, das 9 às 20h. Sábado, das 10 às 18h.

MOSTRA DE MÚSICA
Música Popular | 17 de novembro (quarta-feira) – 19h30
Música Erudita | 19 de novembro (sexta-feira) – 19h30 

ARTES CÊNICAS
Mostra Nascente de Teatro | 23 de novembro (terça-feira) – 18h

TEXTO
Sarau Literário Nascente | 26 de novembro (sexta-feira) – 19h30

Todas as apresentações de música, teatro e texto serão realizadas no Anfiteatro Camargo Guarnieri e transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Programa Nascente, não há presença de público.

FESTA DE PREMIAÇÃO | 17 de dezembro (sexta-feira) – 19h30 – Online
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri  – Transmissão pelo canal do YouTube do Programa Nascente

Confira a programação completa no site: cultura.usp.br/nascente
YouTube: https://bit.ly/nascenteusp2021
Obs.: programação sujeita a alterações

Mostras e Festa de Premiação Nascente USP 2021
    • Centro Universitário Maria Antonia - presencial
    • Rua Maria Antonia, 294
    • São Paulo - SP
    • http://www.mariantonia.prceu.usp.br/
    • obs: Vernissage e abertura da Mostra Visualidade em 5 de novembro, às 19h.
    • de Segunda a Sexta
    • Das 09:00 às 20:00
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.