A edição 27 da Revista CPC, publicação do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, traz o especial Dossiê Educação Patrimonial. A proposta é oferecer um conjunto de artigos reflexivos e de experiências e ações práticas como contribuição e ponto de partida na compreensão dos atuais desafios e das possibilidades deste campo do patrimônio cultural que se destacando na última década. O dossiê busca novas perspectivas para o entendimento da Educação Patrimonial a partir de três questões fundamentais: a concepção de políticas públicas; o escopo das ações educativas; a educação como diálogo entre saberes.

Para Martha Marandino, docente da Faculdade de Educação da USP, diretora do CPC-USP e editora da Revista, esta edição especial é “um material rico e fundamental para quem pensa e atua na valorização e no acesso ao patrimônio. O dossiê nos aproxima do campo da educação patrimonial de forma instigadora, crítica e aprofundada. Revela alguns dos conceitos envolvidos, aspectos sobre sua história e sobre políticas públicas associadas. Leva a refletir sobre as ideias de patrimônio, de herança cultural e de memória coletiva a partir de experiências concretas de educação patrimonial. Mais ainda, aponta a necessidade de discutir, em última instância, sobre que educação estamos falando ao pesquisar e trabalhar com a educação patrimonial.”
A Revista CPC desde 2006 vem provendo a reflexão sobre o patrimônio em seus diferentes aspectos, como bens culturais, manifestações e tradições materiais e imateriais e questões relativas à identificação e preservação do patrimônio cultural. Publicada pelo Centro de Preservação Cultural da USP em formato eletrônico e integrada do Portal de Revistas da USP, publica artigos originais de pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa de todo o Brasil e mesmo de outros países. Em 2016 a Revista CPC passou a publicar edições especiais temáticas, como o Dossiê Educação Patrimonial, com o objetivo de aprofundar o debate sobre questões emergentes no campo do patrimônio e fortalecer seu papel como veículo de difusão do conhecimento científico.
A edição completa está disponível em: http://www.revistas.usp.br/cpc/issue/view/11073.

Visita mediada à Casa de Dona Yayá realizada durante a Jornada do Patrimônio 2019.