Unidades móveis da USP realizam ação para comunidade de Boraceia

Comunicação - PRCEU - 19/11/2021

No período de 23 a 27 de novembro será realizado um grande evento no centro de Boraceia, interior de São Paulo, com unidades móveis do projeto USP na Comunidade.

Por Marianne Ramalho, da Faculdade de Odontologia de Bauru

O evento foi organizado pelos seguintes professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP: Roosevelt da Silva Bastos, coordenador geral; Regina Tangerino de Souza Jacob, coordenadora da área de Fonoaudiologia e Bella Luna Colombini Ishikiriama, coordenadora da área de Medicina.

Roosevelt da Silva Bastos informa que vai acontecer uma grande ação de extensão universitária para a comunidade de Boraceia, e será a primeira vez que as carretas do programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária serão utilizadas no interior.

“Teremos a participação dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina da FOB e as ações serão voltadas para gestantes e mães de filhos pequenos, crianças desde a tenra idade, adolescentes, adultos e idosos”, afirma o professor.

Durante a ação serão desenvolvidos programas variados ao longo da semana, com orientações para o auto cuidado, para vigilância individual de problemas de saúde relacionados à saúde da mulher, do homem, doenças crônicas como diabetes e a hipertensão, vigilância do desenvolvimento da linguagem, acuidade visual e auditiva, além de assistência à saúde bucal em dentadura decídua e permanente.

A Prefeitura Municipal de Boraceia já se prontificou a financiar óculos e aparelhos auditivos que forem necessários aos que participarem do evento.

Convênio

Roosevelt Bastos informa que a Prefeitura Municipal de Boraceia assinou um convênio com a FOB-USP para implantar na cidade, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Por meio dele, estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade podem realizar atendimentos gratuitos à população.

As atividades são relacionadas à Saúde da Família e a Saúde na Escola, neste último caso com ações de epidemiologia e promoção de saúde.

O professor da FOB-USP é o coordenador do Projeto Saúde sem Limites, e esclarece que sua proposta é realizar ações de ensino, pesquisa e extensão em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), com atividades aliadas as unidades de Saúde da Família trabalhando com as equipes de saúde em visitas domiciliares para acompanhamento e educação em saúde e assistência.

O diretor da FOB, Carlos Ferreira dos Santos informa que ele e a vice-diretora Marília Buzalaf ficaram felizes em ter as carretas, que são unidades móveis da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP numa primeira investida no interior.

“A ideia do projeto é que essas carretas estejam em cidades onde a USP não tem unidades, e pela nossa parceria com o município de Boraceia entendemos que seria uma cidade em que haveria um impacto da ação. Portanto, designamos o professor Roosevelt Bastos para coordenar a atividade pela Odontologia juntamente com professores da Fonoaudiologia e da Medicina. Com isso teremos uma semana de muitas atividades com foco na prevenção, auto cuidado, envolvendo também estudantes dessas três áreas. Nós agradecemos a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária por essa deferência, e também agradecemos o município de Boraceia por nos receber de braços abertos na pessoa do prefeito Valdir de Souza Melo, o Di Picapau”, acrescentou o diretor da FOB-USP.

Confira abaixo a programação completa:

Saúde na Comunidade de Boracéia  23 a 27/11/2021

23.11 terça-feira
manhã odontologia prevenção do câncer bucal
medicina saúde da mulher
medicina saúde da criança (Pediatria)
fonoaudiologia audiologia
tarde medicina saúde da mulher
odontologia prevenção do câncer bucal
medicina saúde do coração (cardiologia)
odontologia orientação sobre vacinação e higiene

24.11 quarta-feira