ATUALIZAÇÃO em 21 de julho de 2022 | Informamos que o período para inscrição dos projetos do Edital para uso das Unidades Móveis foi prorrogado para o dia 31 de agosto de 2022 conforme publicação no Diário Oficial do Estado em 21 de julho de 2022.
No momento da inscrição não será mais necessário apresentar o documento de parceria/ convênio com a Prefeitura onde o projeto será realizado, sendo obrigatória sua apresentação após a divulgação dos projetos selecionados.
Segue abaixo o novo cronograma:
Ação
Publicação do Edital
Período de inscrições de projetos
Análise e homologação de projetos inscritos
Seleção inicial
dos projetos
Divulgação da lista inicial
Recursos
administrativos
Divulgação da lista de
seleção final dos projetos
Transferência do recurso
financeiro à Unidade
Período de execução dos
projetos aprovados
Prazo de entrega do
relatório acadêmico e
financeiro e da prestação de contas
Data
5 de julho de 2022
6 de julho a 31 de agosto de 2022
1º a 9 de setembro de 2022
12 a 16 de setembro
de 2022
21 de setembro de 2022
22 a 28 de setembro
de 2022
30 de setembro
de 2022
A partir de 3 de
outubro de 2022
3 de outubro de 2022 a
12 de outubro de 2023
Até 60 (sessenta) dias após o término da execução do projeto
Responsável
PRCEU
Docentes
coordenadores
Comissões de Cultura e Extensão Universitária ou órgãos equivalentes ao qual o coordenador do projeto é vinculado
PRCEU
PRCEU
Docentes
coordenadores
PRCEU
PRCEU
Docentes
coordenadores
Docentes
coordenadores
Docentes da Universidade podem inscrever projetos para roteiros e programas em cidades do interior pelo projeto USP na Comunidade
Estão abertas de 6 a 31 de julho de 2022 as inscrições de projetos de extensão para o uso das Unidades Móveis USP na Comunidade. O edital, publicado em 5 de julho, prevê duas opções de equipamento: “Saúde e Ciência” e “Cultura e Educação”. Cada uma delas conta com um tipo diferente de estrutura interna, mais adequado para as variadas ações que podem ser realizadas. Além de telões externos, possuem salas de aula, laboratórios e espaços de atendimento.
A proposta visa a desenvolver atividades em benefício da população com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite, destaca que esta é uma das contrapartidas da USP para a sociedade que contribui para o financiamento de uma universidade pública, gratuita e de qualidade: “as Unidades Móveis permitem que, por meio de ações concretas, a USP promova maior integração com a comunidade, contribuindo para melhorias da qualidade de vida da população e criando oportunidades para que docentes e estudantes realizem atividades de extensão, além de democratizar informações sobre carreiras, meios de ingresso e políticas de acesso aos cursos da USP”.
Unidades Móveis
Desde o seu lançamento, o projeto USP na Comunidade já realizou 11 ações de itinerância de atividades. Parte delas foi promovida por Unidades da USP em cidades do interior, como a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) em Boraceia, a Escola de Engenharia de Lorena, em Lorena e Pindamonhangaba, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) em Piracicaba, a Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) em Pirassununga e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), em Ribeirão Preto. Outras atividades foram realizadas diretamente pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), como o evento de inauguração no Memorial da América Latina, a participação na Ação Contra a Fome e Pela Cidadania em parceria com o Sesc no campus Butantã, participação no Domingo na Paulista, atividade especial no CEU Jaguaré e mais recentemente uma programação especial sobre longevidade produzida pelo programa USP 60+ no CEU Heliópolis.
Confira a íntegra do edital e os detalhes técnicos abaixo ou clique aqui para baixar o texto em PDF.
Edital Unidades Móveis 06.07.2022