USP recebe Orquestra Ouro Preto com clássicos dos Beatles

Comunicação - PRCEU - 29/11/2023

Formação mineira apresenta um de seus maiores sucessos, o concerto “The Beatles”, no dia 4 de dezembro, às 20h, com retirada de ingressos gratuitos

Com informações da Orquestra Ouro Preto

A Orquestra Ouro Preto desembarca no campus Butantã da USP trazendo na bagagem um de seus maiores sucessos, “Orquestra Ouro Preto: The Beatles”. A apresentação única será realizada na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, às 20 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri.  Os ingressos gratuitos podem ser retirados online pela plataforma Sympla. Realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Aclamado por público e crítica por todo Brasil, o tributo da Orquestra nasceu de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma formação de cordas e uma banda de rock. Essa mistura irreverente rendeu dois tributos da formação mineira, proporcionando à plateia um verdadeiro mergulho na obra da banda comandada por John Lennon e Paul McCartney.

O reconhecimento foi além das fronteiras do país, sendo celebrado com aplausos efusivos também na Inglaterra, quando foi apresentado na “International Beatle Week”, em Liverpool, em três elogiados concertos que tornaram a Orquestra a primeira do mundo a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o planeta.

Sob a regência de Rodrigo Toffolo, o repertório abrange todo o período de produção artística do quarteto inglês, com clássicos como: “Let It Be”, “Hey Jude”, “Don’t Let Me Down”, “While My Guitar Gently Weeps”, entre outros hinos do quarteto que encantou o mundo e mudou a história da música do século XX.

“Os clássicos são assim. Você passa a vida inteira lendo Guimarães Rosa e ouvindo Beethoven. E os Beatles já fazem parte disso. É o poder da música quando se trata de um clássico: todo mundo quer ouvir sempre. E, a cada vez, é uma experiência diferente”, analisa Toffolo.

SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. Seu trabalho ousado e plural é reconhecido com importantes premiações nacionais e aplausos efusivos do público nas salas e casas de espetáculo por onde passa.

Criada em 2000, a Orquestra Ouro Preto tem atuação marcada pelo experimentalismo e ineditismo, sob os signos da excelência e da versatilidade. Possui diversos trabalhos registrados em CD e DVD: Latinidade (2007), Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla (2013), Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2014), Antonio Vivaldi – Concerto para Cordas (2015), Orquestra Ouro Preto – The Beatles (2015), Latinidade: Música para as Américas (2016), Música para Cinema (2017), O Pequeno Príncipe (2018), Suíte Masai (2019), Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento (2019), Gênesis – João Bosco e Orquestra Ouro Preto (2022), Valencianas II: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2022), Orquestra Ouro Preto: Haydn & Mozart (2023) e Orquestra Ouro Preto: A-Ha (2023).

Orquestra Ouro Preto: The Beatles

Quando | 4 de dezembro, segunda-feira, 20 horas

Onde: Centro Cultural Camargo Guarnieri

Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã – São Paulo – SP