USP realiza ciclo com música medieval e barroca

Comunicação - PRCEU - 04/04/2023

Com curadoria do pianista Dante Pignatari, o programa A matemática dos afetos é constituído por aulas-concertos e inicia o eixo da programação musical do centro cultural MariAntonia da USP

Por Sandra Lima / Arte: Ana Vieira

O Centro MariAntonia da USP inaugura, no dia 20 de abril, às 17 horas, o programa A matemática dos afetos: um painel da música medieval e barroca que acontecerá quinzenalmente em 2023, sempre às quintas-feiras. O pianista Dante Pignatari, curador do ciclo, apresenta a aula-concerto inaugural sobre a música para teclado de Johann Sebastian Bach. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência.

O título do programa remete à configuração dos modos (escalas) utilizados na música grega, berço da música ocidental. Formulada matematicamente por Pitágoras, a configuração dos modos apresenta a relação simbiótica que a música tinha com a poesia, e que impregna também a concepção musical da Idade Média. Pignatari explica que “o canto litúrgico da igreja católica é a manifestação medieval do conceito grego de melodia, a união de palavra e música”.

A série está estruturada em três blocos de cinco apresentações. Após a aula inaugural com Pignatari, o cravista Pedro Augusto Diniz coordenará e apresentará nos meses de maio e junho as cinco apresentações que vão do período que vai do final do século XII e o repertório da escola de Notre-Dame ao XVII, ao madrigal italiano e a culminância de toda essa era com as criações dos compositores Orlando de Lassus e Giovanni Palestrina.

A partir de agosto, o segundo bloco será coordenado por Marília Vargas, que nos traz o recitar cantando, a melodia vocal cantada que se realiza na ópera e na canção. Encerrando o ciclo, a professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Monica Lucas, coordena cinco aulas-concerto dedicadas à música instrumental.

Programação do 1º semestre

Quintas-feiras às 17 horas

Música para teclado de Johann Sebastian Bach

Aula inaugural com Dante Pignatari

O apogeu medieval

Grupo de Pesquisa e Performance em Repertório Medieval (GRUPPEMM): Marco Antônio (tenor) / Thiago Costa (tenor) / Tomas Callas Mistrorigo (bassus) / Fernando Santiago (schola) / Pedro Augusto Diniz (schola)

Romance da Rosa

1º de junho

Idílio

Ludmilla Thompson (canto) / Fernanda Ribeiro (canto) / Iara Ungarelli (viola de gamba) / Pedro Augusto Diniz (harpa)

O campeão das damas

Fernanda Ribeiro (canto) / Iara Ungarelli (viola da gamba) / Pedro Augusto Diniz (harpa) – com a participação de Lucas Debortoli (flautas renascentistas)

Harmonices Mundi

Capela vocal: Janaina Avanzo (cantus) / Raquel Azevedo (altus) / Marco Antônio (quintus) / Thiago Costa (tenor) / Tomas Callas Mistrorigo (basseus) / Pedro Augusto Diniz (concepção & teclas históricas)

Quem é Dante Pignatari

Graduado em piano pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com Caio Pagano, completou a formação no instrumento com Daisy de Luca no Brasil e Jorge Federico Osorio (México) em Londres. É mestre em Music Performance Studies pela The City University (Londres) e doutor em letras pela FFLCH-USP. Sua tese, Canto da Língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira, foi publicada pela Edusp em 2015. Entre 1996 e 2005, trabalhou na produção, edição e apresentação de programas para a Rádio Cultura FM. Em 1997, coordenou e foi o pianista do projeto poesia paulista-doze canções, que resultou no CD do mesmo nome. Em 2004 editou as canções para voz e piano de Alberto Nepomuceno (Edusp). Ministrou cursos livres de história da música em diversas instituições, entre elas o Museu Lasar Segall, Instituto Tomie Ohtake, Centro Universitário Maria Antonia, além de palestras-concerto apresentadas no MariAntonia, Casa do Saber, Centro Cultural CPFL de Campinas, SESC Vila Mariana e Teatro Minaz de Ribeirão Preto. Integrou a curadoria de música do Centro Cultural São Paulo de 2011 a 2016.

Ciclo “A matemática dos afetos. Um painel de música medieval e barroca”

Curadoria Dante Pignatari

Onde |  Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco – sala multiuso

Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | A partir de 20 de abril de 2023, às 17 horas.

Classificação | Livre

Lotação | 100 lugares

Quanto | Grátis – retirada de senha com 1 hora de antecedência na portaria do edifício Joaquim Nabuco

Informações | (11) 3123-5202