• A+
  • A-
Fechar
USP retoma passeios culturais gratuitos e apresenta patrimônios e acervos à sociedade

USP retoma passeios culturais gratuitos e apresenta patrimônios e acervos à sociedade

Comunicação - PRCEU - 13/05/2022

Realizado há dez anos, o programa Giro Cultural USP tem o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, cultural e científico da Universidade

Por Elcio Silva
13/05/2022 15h44

Conhecer a maior universidade da América Latina, sua história, museus, acervos culturais e científicos é o que propõe o programa Giro Cultural USP. Após um período de inatividade, devido à pandemia de covid-19, o programa criado em 2012 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP retoma suas atividades com força total em 2022 e abre agendamentos para escolas e grupos com no mínimo 15 pessoas. 

Monitor Conversa Com Estudantes No ônibus Do Giro Cultural Usp

Monitor conversa com estudantes durante passeio do Giro Cultural USP. Foto Divulgação.

A iniciativa já atendeu mais de 30 mil pessoas em três opções de roteiros no campus Butantã: Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico.

Nos moldes dos passeios “city sightseeing” realizados nos mais importantes centros urbanos mundiais, o roteiro Vista Panorâmica busca situar e integrar o visitante ao campus Cidade Universitária, no Butantã. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõem o campus. 

Visita Ao Museu De Anatomia Veterinária

Visita ao Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.

Durante o percurso, os monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo – mais conhecido como praça do cavalo – e o monumento em homenagem a Armando de Salles Oliveira. A duração do passeio é de 1h30.

O Giro Cultural desperta em muitos jovens a esperança e a motivação de estudar na USP, este é o caso de Luis Felipe de Souza Ferreira, 26. Formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi monitor do mesmo programa que visitou em 2014, quando era estudante de escola pública na cidade de Cubatão.

Luiz Felipe De Souza Ferreira Arquivo Pessoal“O Giro me acompanhou em toda a minha vida na Universidade. Me convenci a entrar na USP após ter feito um dos passeios e no meu primeiro ano entrei como monitor e fiquei por 2 anos e meio”, revela. Para o historiador esta experiência trouxe muita bagagem. “Me ajudou a crescer muito como comunicador, possibilitou que eu trabalhasse com grupos das mais diversas origens, além de me fazer valorizar mais a universidade, tão importante para a ciência e a pesquisa brasileira. É uma experiência marcante que levarei comigo para o resto de minha vida”, exalta.

Visita Ao Museu De Geociências

Visita ao Museu de Geociências do Instituto de Geociências (IGc) da USP.

Quem opta pelo roteiro Acervo Científico tem a possibilidade de conhecer um pouco do acervo, da pesquisa e da produção científica da USP em quatro museus da universidade. O Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária, o Museu de Geociências e o Museu de Anatomia Humana fazem parte do trajeto e os participantes recebem informações de monitores da USP especializados nas mais diversas áreas de atuação do instituto visitado. A duração do passeio é de 2h30 e os grupos escolhem três, dentre as quatro opções.

Luiz Felipe Durante Giro Cultural Em 2016

Luiz Felipe (camiseta cinza à esquerda) durante passeio do Giro Cultural USP em 2014.

Os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP nessa área podem ser conhecidos pelo roteiro Acervo Cultural. Exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias são alguns dos tópicos apresentados. O roteiro, que também dura 2h30, tem pontos de parada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, no Museu da Educação e do Brinquedo e no Arquivo Geral da USP. Para este roteiro os grupos também optam por três, dentre as opções culturais disponíveis.

Para o professor Ricardo Ricci Uvinha, coordenador do programa, o retorno presencial do Giro Cultural USP pode trazer um novo olhar sobre a universidade.

Ricardo Ricci Uvinha Arquivo Pessoal“Vejo com grande expectativa a retomada do programa, possibilitando aos participantes dos roteiros, planejados e desenvolvidos na Cidade Universitária, o contato presencial com a riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da Universidade de São Paulo”, destaca.

Visita Ao Museu Oceanográfico

Estudantes acompanham a Ciência na Esfera (Science On a Sphere®) – ferramenta educacional desenvolvida pela Agência Americana de Oceanos e Atmosfera disponível no Museu Oceanográfico, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

Agendamentos

Com mais de 30 mil pessoas atendidas, os roteiros Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico ocorrem de terça a sexta-feira no campus Butantã em dois horários: 10h e 14h. Para agendar a visita os interessados precisam entrar em contato com o Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail girocultural@usp.br. Os passeios em 2022 recebem grupos com o mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas. 

Em maio e junho, escolas de Paraty e Macaé, no Rio de Janeiro, Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e de municípios paulistas como Mogi das Cruzes, Cabreúva, Taboão da Serra, Suzano, Franco da Rocha, Itapetininga, Embu das Artes, Pedreira, Iguape, Bauru, Santos, Praia Grande, Osasco e São Paulo fecharam a agenda dos meses. A agenda de julho em diante está aberta e, considerando o volume de solicitações, para o planejamento das escolas e grupos é aconselhado o agendamento com no mínimo dois meses de antecedência.

Serviço

Giro Cultural USP

Roteiros: Vista Panorâmica | Acervo Científico | Acervo Cultural

Inscrições

O Giro Cultural USP está disponível para agendamento de grupos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: (11) 3091-1190. E-mail: girocultural@usp.br
Os passeios estão sujeitos a confirmação da equipe do Giro Cultural.

Quanto | Gratuito

Quando | Inscrições abertas

Grupos | Mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas

O ponto de encontro para os grupos é o Portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizado na Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã.

Site: www.prceu.usp.br/girocultural

Facebook: www.fb.com/giroculturalUSP

Instagram: www.instagram.com/giroculturalusp

Giro Cultural USP
        
    Não há Comentários :(
     
    Atenção! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.