USP na Comunidade trará atividades promovidas pelo programa USP 60+ preparadas especialmente para evento na região do Ipiranga
No próximo dia 25 de junho, sábado, das 10 às 16 horas, o CEU Heliópolis, localizado na região do Ipiranga, recebe as unidades móveis do projeto USP na Comunidade com atividades voltadas para o tema da longevidade.
A ação é promovida pelo programa USP 60+, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, em parceria com a Subprefeitura do Ipiranga, que coordena o Programa Bairro Amigo do Idoso, congregando diversas iniciativas e parceiros que trazem a qualidade de vida para este público.
O médico Egídio Dórea, coordenador do USP 60+, explica que a programação foi especialmente formatada para apresentar temas importantes relacionados ao envelhecimento através de atividades lúdicas e interativas. “Estamos vivendo a década do envelhecimento saudável, e para que ele possa ser uma realidade e um direito de todos, a conscientização deste processo e de como envelhecer bem é fundamental”, destaca.
As atividades incluem um quiz com aspectos científicos do envelhecimento; orientações sobre saúde mental e cognição; abordagens a respeito do preconceito de idade; práticas de exercícios físicos, dança e música; oficina sobre dieta e dicas de receitas saudáveis; e ainda orientações sobre temas como prevenção de quedas, uso de medicamentos, sono, imunidade e educação continuada.
A participação é gratuita e aberta a todos os interessados e não é necessário efetuar inscrição. O CEU Heliópolis fica na Estrada das Lágrimas, nº 2385, Ipiranga – São Paulo.
Sobre o programa USP 60+
Desde 1994, por meio deste programa, os idosos da população em geral têm a oportunidade de cursar disciplinas dos cursos de graduação da USP, bem como atividades culturais e esportivas desenvolvidas especialmente para este público. Além da inserção focada na questão da faixa etária, o programa também tem uma visão social de inclusão das camadas menos favorecidas que não tiveram a oportunidade do estudo formal quando mais jovens. Por outro lado, a participação da Terceira Idade na USP traz ainda a vantagem da convivência dos idosos com os alunos de graduação, compartilhando as mesmas classes, espaços e aulas, em um movimento oposto da discriminação verificada na sociedade. A experiência tem revelado que os jovens saem enriquecidos, afetiva e intelectualmente, desse convívio com pessoas maduras e motivadas pela busca do saber.
Sobre as Unidades Móveis USP na Comunidade
O projeto USP na Comunidade leva ações desenvolvidas por pesquisadores, alunos e servidores da Universidade para toda a população do Estado de São Paulo, por meio de duas unidades móveis equipadas com salas de aula, laboratórios, consultórios e telas de projeção para apresentações externas, e capazes de transportar uma ampla variedade de materiais didáticos e científicos. Cada unidade móvel tem uma configuração diferente, de acordo com o tema: Cultura e Educação ou Saúde e Ciência. A itinerância se dá por meio de participação em eventos ou parceria com instituições, governos ou unidades acadêmicas.
Serviço:
USP na Comunidade: USP 60+ | Longevidade
Quando | 25 de junho de 2022, das 10 às 16 horas (sábado)
Onde | CEU Heliópolis – Estrada das Lágrimas, nº 2385, Ipiranga – São Paulo.
Quanto | Gratuito