CEU Heliópolis recebe unidades móveis da USP com foco na longevidade

Comunicação - PRCEU - 10/06/2022

USP na Comunidade trará atividades promovidas pelo programa USP 60+ preparadas especialmente para evento na região do Ipiranga

No próximo dia 25 de junho, sábado, das 10 às 16 horas, o CEU Heliópolis, localizado na região do Ipiranga, recebe as unidades móveis do projeto USP na Comunidade com atividades voltadas para o tema da longevidade.

A ação é promovida pelo programa USP 60+, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, em parceria com a Subprefeitura do Ipiranga, que coordena o Programa Bairro Amigo do Idoso, congregando diversas iniciativas e parceiros que trazem a qualidade de vida para este público.

O médico Egídio Dórea, coordenador do USP 60+, explica que a programação foi especialmente formatada para apresentar temas importantes relacionados ao envelhecimento através de atividades lúdicas e interativas. “Estamos vivendo a década do envelhecimento saudável, e para que ele possa ser uma realidade e um direito de todos, a conscientização deste processo e de como envelhecer bem é fundamental”, destaca.

As atividades incluem um quiz com aspectos científicos do  envelhecimento; orientações sobre saúde mental e cognição; abordagens a respeito do preconceito de idade; práticas de exercícios físicos, dança e música; oficina sobre dieta e dicas de receitas saudáveis; e ainda orientações sobre temas como prevenção de quedas, uso de medicamentos, sono, imunidade e educação continuada.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados e não é necessário efetuar inscrição. O CEU Heliópolis fica na Estrada das Lágrimas, nº 2385, Ipiranga – São Paulo.

Sobre o programa USP 60+

Ginástica no CEPEUSP

Atividades físicas têm sido um dos focos do USP 60+

Desde 1994, por meio deste programa, os idosos da população em geral têm a oportunidade de cursar disciplinas dos cursos de graduação da USP, bem como atividades culturais e esportivas desenvolvidas especialmente para este público. Além da inserção focada na questão da faixa etária, o programa também tem uma visão social de inclusão das camadas menos favorecidas que não tiveram a oportunidade do estudo formal quando mais jovens. Por outro lado, a participação da Terceira Idade na USP traz ainda a vantagem da convivência dos idosos com os alunos de graduação, compartilhando as mesmas classes, espaços e aulas, em um movimento oposto da discriminação verificada na sociedade. A experiência tem revelado que os jovens saem enriquecidos, afetiva e intelectualmente, desse convívio com pessoas maduras e motivadas pela busca do saber.

Sobre as Unidades Móveis USP na Comunidade

Carreta Saude e Ciencias do USP na Comunidade

Unidades móveis da USP levam até a comunidade uma série de atividades especialmente formatadas para cada ocasião.

O projeto USP na Comunidade leva ações desenvolvidas por pesquisadores, alunos e servidores da Universidade para toda a população do Estado de São Paulo, por meio de duas unidades móveis equipadas com salas de aula, laboratórios, consultórios e telas de projeção para apresentações externas, e capazes de transportar uma ampla variedade de materiais didáticos e científicos. Cada unidade móvel tem uma configuração diferente, de acordo com o tema: Cultura e Educação ou Saúde e CiênciaA itinerância se dá por meio de participação em eventos ou parceria com instituições, governos ou unidades acadêmicas.

Serviço:

USP na Comunidade: USP 60+ | Longevidade

Quando | 25 de junho de 2022, das 10 às 16 horas (sábado)

Onde | CEU Heliópolis – Estrada das Lágrimas, nº 2385, Ipiranga – São Paulo.

Quanto | Gratuito

CEU Heliópolis recebe unidades móveis da USP com foco na longevidade