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Revista CPC publica especial sobre Educação Patrimonial

Revista CPC publica especial sobre Educação Patrimonial

Centro de Preservação Cultural - 04/10/2019

A edição 27 da Revista CPC,  publicação do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP,  traz o especial Dossiê Educação Patrimonial.  A proposta é oferecer um conjunto de artigos reflexivos e de experiências e ações práticas como contribuição e ponto de partida na compreensão dos atuais desafios e das possibilidades deste campo do patrimônio cultural que se destacando  na última década. O dossiê busca novas perspectivas para o entendimento da Educação Patrimonial a partir de três questões fundamentais: a concepção de políticas públicas; o escopo das ações educativas; a educação como diálogo entre saberes.

Segundo Simone Scifone, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e fundadora da Rede Paulista de Educação Patrimonial, que atualmente atua como vice-diretora do CPC-USP,  a educação patrimonial é uma temática relativamente nova, ainda pouco presente na reflexão crítica que se faz nas universidades. “Apesar disso, ela tem se multiplicado cada vez mais em suas práticas, ações e projetos pelo país afora, na forma de cartilhas, guias, exposições, folhetos, cadernos pedagógicos, proposições de jogos e atividades lúdicas”, diz.
Um dos artigos, de autoria de Gabriel Fernandes, pesquisador na área do patrimônio cultural e integrante da equipe de especialistas do CPC-USP,  traça uma trajetória das ações educativas realizadas pelo próprio  CPC, destacando como  este órgão, que ocupa a Casa de Dona Yayá, patrimônio cultural da Universidade de São Paulo, foi ao longo do tempo transformando e repensando a sua forma de atuar com a preocupação de realizar ações educativas de caráter mais dialógico.revista

Para Martha Marandino, docente da Faculdade de Educação da USP, diretora do CPC-USP e editora da Revista, esta edição especial é  “um material rico e fundamental para quem pensa e atua na valorização e no acesso ao patrimônio. O dossiê nos aproxima do campo da educação patrimonial de forma instigadora, crítica e aprofundada. Revela alguns dos conceitos envolvidos, aspectos sobre sua história e sobre políticas públicas associadas. Leva a refletir sobre as ideias de patrimônio, de herança cultural e de memória coletiva a partir de experiências concretas de educação patrimonial. Mais  ainda, aponta a necessidade de discutir, em última instância, sobre que educação estamos falando ao pesquisar e trabalhar com a educação patrimonial.”

A Revista CPC desde 2006 vem provendo a reflexão sobre o patrimônio em seus diferentes aspectos, como bens culturais, manifestações e tradições materiais e imateriais e questões relativas à identificação e preservação do patrimônio cultural. Publicada pelo Centro de Preservação Cultural da USP em formato eletrônico e integrada do Portal de Revistas da USP,  publica artigos originais de pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa de todo o Brasil e mesmo de outros países. Em 2016  a Revista CPC passou a publicar edições especiais temáticas, como o Dossiê Educação Patrimonial, com o objetivo de aprofundar o debate sobre questões emergentes no campo do patrimônio e fortalecer seu papel como veículo de difusão do conhecimento científico.

A edição completa está disponível em: http://www.revistas.usp.br/cpc/issue/view/11073.

visita medida

Visita mediada à Casa de Dona Yayá realizada durante a Jornada do Patrimônio 2019.

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