• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar

Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
  • 001100611

Fonte

repositório UFRGS

Autor

Luísa Gijsen dos Santos

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório baseado em uma entrevista
semiestruturada realizada com três professoras da Rede Municipal de Educação
Infantil de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo geral verificar se a diversidade
de aprendizagem é valorizada e respeitada nos três grupos de Educação Infantil
(Berçário 1, Maternal 1 e Jardim B) dos quais as professoras fazem parte. Além disso,
como objetivos específicos, visa evidenciar se há intencionalidade em promover a
diversidade de aprendizagem na rotina e no planejamento pedagógico das docentes
e investigar se há respeito à diversidade de tempo, ritmo e formas de aprender no
cotidiano das crianças. O trabalho tem como principais referenciais os estudos de
Luciana Corso, Maria Carmem Barbosa e Paulo Fochi. Procura-se analisar as
frustrações da tentativa de flexibilização dentro de uma rigidez de horários presente
na rotina da Educação Infantil; a frustração da falta de tempo para um planejamento
potente e, em consequência, de um registro de qualidade; e o respeito aos direitos e
às individualidades de cada bebê e de cada criança. Assim, os achados do trabalho
demonstram um entendimento e respeito das educadoras sobre as diversidades de
aprendizagem. Porém, não foi evidenciada uma valorização dessas educadoras em
seus planejamentos e rotinas.

001100611

Faça o download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.