• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

GÊNERO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ÉRICO VERÍSSÍMO

GÊNERO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ÉRICO VERÍSSÍMO
  • Bacellar_Isabel_da_Silva_2018_TCC

Fonte

Respositório UFSM

Autor

Isabel da Silva Bacellar

Resumo

Este artigo apresenta como o ensino de sociologia aborda as questões de gênero
nas escolas. Visto o conceito de gênero ser estudado por décadas entre teóricos /as do
feminismo, mas não amplamente usado nos currículos escolares e o tema ser amplamente
comentado nos meios de comunicação embora pouco entendido pelos jovens em idade
escolar. É importante que o aluno tenha conhecimento sobre a temática para que possa
entender a diversidade de gênero na sociedade e principalmente no ambiente escolar. Para
tanto será usada com a turma de alunos do 1° ano de ensino médio a metodologia de
ensino oficinas pedagógicas por entender que atividades práticas nas escolas tendem a
inserir o estudante na temática abordada. Os estudantes puderam participar da atividade
com a confecção de painéis ilustrativos e com legendas que abordaram a identidade de
gênero e a desigualdade de gênero. E como atores numa peça teatral onde puderam
representar com gestos e ações como a desigualdade de gênero faz parte do cotidiano das
pessoas. Este trabalho apresenta observações feitas durante a pesquisa as quais poderão
contribuir com os educadores à incutir nos alunos o conhecimento e entendimento acerca
do ensino sobre a temática do estudo de gênero. Contribuindo assim para que possam
participar do debate da temática sem demonstrarem estranheza à diversidade de gênero
que poderão encontrar na escola.

Bacellar_Isabel_da_Silva_2018_TCC

Faça o download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.