Fonte
Respositório UFSM
Autor
Isabel da Silva Bacellar
Resumo
Este artigo apresenta como o ensino de sociologia aborda as questões de gênero
nas escolas. Visto o conceito de gênero ser estudado por décadas entre teóricos /as do
feminismo, mas não amplamente usado nos currículos escolares e o tema ser amplamente
comentado nos meios de comunicação embora pouco entendido pelos jovens em idade
escolar. É importante que o aluno tenha conhecimento sobre a temática para que possa
entender a diversidade de gênero na sociedade e principalmente no ambiente escolar. Para
tanto será usada com a turma de alunos do 1° ano de ensino médio a metodologia de
ensino oficinas pedagógicas por entender que atividades práticas nas escolas tendem a
inserir o estudante na temática abordada. Os estudantes puderam participar da atividade
com a confecção de painéis ilustrativos e com legendas que abordaram a identidade de
gênero e a desigualdade de gênero. E como atores numa peça teatral onde puderam
representar com gestos e ações como a desigualdade de gênero faz parte do cotidiano das
pessoas. Este trabalho apresenta observações feitas durante a pesquisa as quais poderão
contribuir com os educadores à incutir nos alunos o conhecimento e entendimento acerca
do ensino sobre a temática do estudo de gênero. Contribuindo assim para que possam
participar do debate da temática sem demonstrarem estranheza à diversidade de gênero
que poderão encontrar na escola.
Faça o download aqui