Encontro preparatório vai retomar Semana de Museus da USP

Centro de Preservação Cultural - 05/12/2018

A Universidade de  São Paulo promove no próximo dia 12 de dezembro um encontro, aberto à comunidade universitária, para discutir a retomada da Semana de Museus da USP, evento bianual que teve sua última edição em 2009. A proposta está centrada na necessidade de engajamento e protagonismo da comunidade USP na preservação e divulgação do patrimônio museológico universitário, e na importância da articulação entre os diferentes tipos de museus, coleções de unidades, centros de divulgação científica e cultural, programas acadêmicos diretamente relacionados à área de museus e patrimônio.

Como estratégia para essa retomada, o  Encontro Preparatório pretende apresentar, articular e discutir com as diferentes instâncias da Universidade a relevância, para o momento atual, da VIII Semana de Museus – que deverá ocorrer no segundo semestre de 2019, em conjunto com o Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia (SINPEM) do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMUS).

A partir dessa proposta inicial pretende-se discutir o novo formato e estratégias para o planejamento e execução do evento, desde a definição do tema, estrutura organizacional, recursos orçamentários até a forma de execução.

A primeira Semana dos Museus foi concebida em 1999 pela então Comissão do Patrimônio Cultural, que deu origem ao atual Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, com o objetivo de promover o debate público sobre temas relativos ao cotidiano dos museus, chamar a atenção do público para essas entidades e propiciar o intercâmbio entre a comunidade especializada.  Com a realização de sete edições, a Semana consolidou-se como um fórum representativo comum aos museus da USP e, sobretudo, mostrou-se capaz de levantar plataformas mais amplas para a área dos museus, atraindo participantes não apenas de São Paulo, mas também de outros estados. Como instituições multifacetadas e importante vetor de integração universidade-sociedade, os museus universitários são guardiões de um inestimável patrimônio científico e cultural, ministram disciplinas de graduação e pós-graduação, coordenam cursos de pós-graduação interunidades e realizam pesquisa científica. Atuam na extensão universitária por meio de exposições e ampla programação educativa e cultural e na divulgação do patrimônio científico e cultural da USP para diferentes públicos, tendo em vista o potencial de desenvolver o conhecimento crítico e fortalecer os sentimentos de identidade e cidadania.

O Encontro Preparatório para retomada da Semana de Museus da USP acontecerá no Anfiteatro Altino Antunes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, no dia 12 de dezembro de 2018, das 14h às 18h30. O público-alvo são os gestores, diretores, docentes e servidores dos museus, institutos  especializados, centros de memória e documentação e centros de divulgação científica e cultural, bem como estudantes e pesquisadores da Universidade de São Paulo.  A programação completa e o formulário para inscrições estão disponíveis no site do CPC: e.usp.br/csp.

O evento é uma realização da Assessoria Técnica para Museus e Acervos (Gabinete da Reitoria da Universidade de São Paulo), Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (MAVFMVZ), e Centro de Preservação Cultural (CPC) da Universidade de São Paulo.

VIII Semana de Museus da USP: Encontro Preparatório
    • Anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
    • Av. Prof. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária Armando Sales de Oliveira
    • São Paulo - SP