Tecnologia utilizada em consoles de games é aplicada em projeto de robótica da USP

Comunicação - PRCEU - 18/10/2016
Por Elcio Silva
18/10/2016 7h10

A robótica é um tema que normalmente desperta muito interesse de crianças, jovens e adultos. Em inúmeras oportunidades as inovações tecnológicas propiciadas por esse campo da ciência foram destacadas pela mídia e até pelo cinema, que trouxe algumas possiblidades de interatividade em filmes como: Eu, Robô; Gigantes de Aço; Wall E; O Homem Bicentenário; RoboCop, entre outros que exploram a ficção científica.

A Universidade de São Paulo produz inúmeras pesquisas que exploram algumas dessas possibilidades e a Escola Politécnica traz para a Semana USP de Ciência e Tecnologia o projeto Robô Seguidor. A plataforma traz um robô capaz de “enxergar” uma pessoa e segui-la. Ela usa algoritmos de visão computacional que foram adaptados para uma apresentação lúdica onde o robô pode seguir um voluntário, sem a necessidade de qualquer preparação.

Já pensou se esse robô utilizasse uma estrutura que é “velha conhecida” dos jovens e adultos? Para os amantes de games a resposta a essa pergunta é muito fácil, pois diariamente jogos dos mais diversos consoles, como Wii, Xbox e PlayStation,  utilizam a câmera kinect. Esse robô não é diferente e usa essa tecnologia para detectar os movimentos que estão a sua volta e para perceber pessoas e objetos.

O interesse do professor e pesquisador Bruno Albertini, da Escola Politécnica é que esse robô seja capaz de navegar nas ruas de uma plantação utilizando uma técnica que chamam de “Slam”, que permite a ele andar e mapear o ambiente ao mesmo tempo.

“O objetivo principal da atividade do robô é que futuramente ele faça navegação autônoma. O robô anda e percebe os objetos e acha um caminho sem esbarrar nele”, explica.

O projeto é desenvolvido em conjunto com o laboratório de automação agrícola e com o laboratório de técnicas inteligentes do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas digitais da Escola Politécnica da USP.

A atividade poderá ser vista gratuitamente de 19 a 22 de outubro na Semana USP de Ciência e Tecnologia que é coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP. Para ver a programação completa do evento acesse https://prceu.usp.br/snct2016.

Robo Seguidor
Semana USP de Ciência e Tecnologia