Semana USP de Ciência e Tecnologia aproxima as crianças e a Química em atividade interativa

Comunicação - PRCEU - 18/10/2016
Por Teresa Espallargas
18/10/2016 10h30

Na primeira edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia, o Instituto de Química da USP (IQ-USP) traz uma série de palestras e atividades sobre o universo dos experimentos químicos.

Uma das atividades interativas desenvolvidas pelo IQ – USP, Química e Luz é Radical!, acontece no dia 22 de outubro, às 10h, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. Voltada para o público infantil, o projeto demonstra reações químicas que têm grande apelo visual e envolvem a luz, seja na reação ou no reagente.

Serão apresentadas reações químicas como a do luminol, que aparece com frequência no desenho animado Dexter e nos seriados estilo CSI (Crime Scene Investigation). O luminol é um pó que ao reagir com Ferro, presente no sangue, por exemplo, libera uma luz azulada suficientemente forte para ver ser vista no escuro.

Para o Prof. Dr. Guilherme Andrade Marson, responsável pela atividade, participar da Semana USP de Ciência e Tecnologia é interessante pela difusão do conhecimento. “É importante que a sociedade tenha uma dimensão do tipo de conhecimento que é feito na Universidade, que é muito diferente do que se aprende fora daqui”, comenta.

Além da atividade interativa Química e Luz é Radical!, o público pode aproveitar para conhecer duas atividades da Escola Politécnica da USP que também acontecem só no sábado (22/10). A primeira é o Simulador de Manobras Navais, que ilustra um ambiente da ponte de comando de diversos tipos de navios, de portos e de condições ambientais e a outra é a Experiência de Voo, que simula um voo com todas as características do interior da cabine de uma aeronave.

Para mais informações acesse o site da Semana USP de Ciência e Tecnologia.

Química e Luz é Radical!
Semana USP de Ciência e Tecnologia