Exposição explora o português de Moçambique e outras línguas do país africano

Comunicação - PRCEU - 02/05/2023

A mostra apresenta ao público diferentes aspectos do português moçambicano, como história, gramática, vocabulário e relações com outras línguas

Por Sandra Lima

O Centro MariAntonia da USP inaugura, no dia 1º de junho, às 19 horas, a exposição O Português de Moçambique no caleidoscópio, com  mapas, gráficos, fotografias, cartoons, gravações em áudio e pôsteres. A mostra é uma parceria da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com curadoria do designer Vincent Caudry e a coordenação das professoras Inês Machungo e Perpétua Gonçalves, da instituição moçambicana. A entrada é gratuita e a visitação é realizada de terça a domingo e feriados, das 10 às 18 horas

Com o objetivo de divulgar informações acerca de diferentes aspectos da língua portuguesa em Moçambique (como história, gramática, vocabulário e relações com outras línguas), a exposição chega ao Brasil a convite das professoras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Olga Coelho e Esmeralda Negrão.

Nos dias 1º e 2 de junho, a partir das 16 horas, haverá um ciclo de palestras com diversos convidados com conferência de Conceição Evaristo (USP e Itaú Cultural), e mesas de debates com Carlos Alberto Faraco (UFPR), Margarida Petter (USP), Perpétua Gonçalves (UEM, Moçambique),  Rodrigo Madrid (IFPI) e Evani Viotti (USP) coordenadas pelas professoras Olga Coelho e Esmeralda Negrão. Os temas abarcam estudos desenvolvidos no Brasil e na África, sobre o português e sobre línguas africanas.

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite, destaca que “a mostra e as conferências fortalecem a parceria entre as instituições e jogam luz sobre a variedade dos estudos acadêmicos do português e línguas africanas, bem como de sua riqueza cultural”.

A exposição se insere em um conjunto de iniciativas voltadas para o estudo e a difusão da História Linguística Transatlântica, desenvolvida pelo Centro de Documentação em Historiografia Linguística do Departamento de Linguística da FFLCH, pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da  USP, e pelo grupo de pesquisa do CNPq denominado Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT). Conta com o apoio do Centro de Estudos Africanos, Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da USP.

Inauguração

Quinta-feira, 1º de junho

16 horas
Conferência com a escritora Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência (USP e Itaú Cultural)

17 horas
Mesa-redonda: O português no caleidoscópio
Português, uma língua pluricêntrica? – Carlos Alberto Faraco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Do Cafundó a Damásio: comunidades quilombolas no DL/USP e nos itinerários de Ana Stela – Margarida Petter, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisas sobre variedades de línguas ex-coloniais. Entregando o sapatinho à Cinderela – Perpétua Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Coordenação: Olga Coelho (USP)

19h – Abertura oficial da exposição O Português de Moçambique no caleidoscópio

Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP
Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP

José Tavares Correa de Lira, Centro MariAntonia da USP
Perpétua Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Sexta-feira, 2 de junho

16 horas
Mesa-redonda: O desenvolvimento do estudo de línguas africanas e da linguística africana no Brasil e na USP

O estudo de línguas africanas e da linguística africana no Brasil e na USP – Margarida Petter (USP).

Reflexões sobre transitividade a partir de dados de línguas bantu – Rodrigo Madrid (Instituto Federal do Piauí)

O contato entre línguas africanas e português na evolução do português brasileiro – Evani Viotti (USP)

Coordenação: Esmeralda Vailati Negrão (FFLCH e IEA/USP)

Exposição O Português de Moçambique no caleidoscópio