USP realiza feira de profissões gratuita na capital em agosto

Comunicação - PRCEU - 01/08/2016

A 10ª Feira USP e as Profissões apresenta, aos estudantes, informações dos cursos e das unidades de ensino, atividades interativas, além de instruções sobre as formas de ingresso na USP.

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP – Parque CienTec – receberá de 18 a 20 de agosto de 2016, a 10ª edição da Feira USP e as Profissões da capital. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes.

O evento reúne unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo, distribuídos em estandes com alunos e professores da USP que atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, conteúdos programáticos e as especializações.

O Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marcelo de Andrade Roméro, destaca o caráter inclusivo da Feira: “Este evento é considerado uma vitrine da USP, onde o público conhece o que é oferecido e produzido na Universidade. E, mais do que simplesmente conhecer, encontra as informações para ingressar nesse universo e traçar o seu caminho para realizar este projeto”.

De acordo com o anuário da USP, são oferecidos 300 cursos de graduação na capital e no interior do estado, além de 353 programas de mestrado e 323 de doutorado, com 59.081 alunos matriculados na graduação e 30.039 na pós-graduação, divididos em 14.130 no mestrado e 15.909 no doutorado.

A 10ª Feira USP e as Profissões da capital é também uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho.

Além dos estandes o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como por exemplo:

– o planetário digital, apresenta projeções do universo e das constelações, sempre acompanhadas de explicações de um monitor da área de astronomia que conta também curiosidades e tira dúvidas;

– o grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química, utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

– realizado há mais de 25 anos por monitores do curso de física, o Show da Física realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

– Já pensou na possibilidade de entrar em uma célula? A Célula Gigante desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP é uma estrutura de 40 metros cúbicos que reproduz o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras;

– a Barraca Boca criada por professores do curso de odontologia é uma ferramenta lúdica para o ensino da odontologia que simula todas as partes da cavidade bucal com a demonstração de algumas lesões com o intuito de conscientizar sobre o câncer de boca.

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa “USP e as Profissões”. O evento é realizado duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. A edição 2016 realizada no interior no interior do estado aconteceu em maio em Pirassununga e reuniu mais de 15 mil participantes. A última edição realizada na capital recebeu a visita de 60 mil pessoas.

Para alimentação, a edição deste ano contará com uma estrutura de food trucks.

10ª Feira USP e as Profissões
Quando | De 18 a 20 de agosto de 2016 | quinta a sábado, das 9h às 17h.
Onde | Parque de Ciência e Tecnologia da USP – Parque CienTec
Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo).

Inscrições – Horários e Dias – ENTRADA GRATUITA

As inscrições são para controle do fluxo de público, pesquisa e preparação da monitoria para atendimento nos dias da feira. O acesso ao espaço do evento é LIVRE. Clique numa bandeirinha para agendar o horário!

Quinta-feira | dia 18 de agosto

uspprofi9h00 uspprofi 10h00 uspprofi 11h00 uspprofi 12h00