Novos olhares sobre o Bixiga

Centro de Preservação Cultural - 06/05/2024

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP está promovendo um concurso fotográfico que tem como tema o Bixiga. Bastante conhecido pelos paulistanos como um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, o Bixiga, na verdade, não existe na divisão administrativa da cidade. É justamente o seu conjunto de referências culturais e históricas que faz dessa região da Bela Vista, localizada entre a rua Major Diogo, a avenida Nove de Julho, a rua Sílvia e a avenida Brigadeiro Luís Antônio, um território tão singular.

E é na rua Major Diogo que se encontra a Casa de Dona Yayá, sede do CPC-USP. Com esse concurso o CPC-USP quer provocar um olhar atento de quem anda pela cidade para reconhecer por meio da fotografia as inúmeras manifestações culturais que constituem o patrimônio do Bixiga.

Poderá participar do concurso Imagens em Patrimônio: Bixiga qualquer pessoa com mais de 18 anos, com ou sem vínculo com a Universidade de São Paulo, com registros fotográficos autorais na modalidade Individual ou Coletiva (autor vinculado a grupos ou associações sociais).

Os temas das fotografias devem corresponder às categorias Celebrações, Formas de expressão, Lugares, Objetos e edifícios e Saberes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário eletrônico até 31 de maio.

Os vencedores receberão um vale-compra da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) no valor de R$ 5000 e terão seus trabalhos registrados em catálogo no formato e-book.

O edital com todas as informações sobre o concurso Imagens em Patrimônio: Bixiga está no site do CPC-USP. Os interessados também poderão seguir o perfil @imagem em patrimonio no Instagram.

São José Do Bixiga Interação Com A Rua Treze De Maio

Território multicultural

As origens do Bixiga são marcadas pela presença de comunidades de negros quilombolas e dos comerciantes portugueses. Em um momento posterior chegaram os imigrantes italianos, atraídos pela facilidade de acesso e preços acessíveis das terras. Mais recentemente, somaram-se à população do Bixiga os migrantes nordestinos. E nos últimos anos, novas ondas de estrangeiros vindos de países africanos, do mundo árabe e do Haiti.

O desenvolvimento urbano e os diferentes agrupamentos socias transformam completamente a antiga paisagem dos lotes da chácara pertencente ao português José Antônio Leite Braga no decorrer do tempo. Eles passaram a imprimir na região uma identidade rica em sabores, sons e diversidade religiosa.

O Bixiga hoje se reconhece pelo samba de rua, blocos de carnaval e a Escola de Samba Vai-Vai, por suas cantinas e padarias italianas, pelas tradições da Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, dos centros espíritas e das casas de cultos afro-brasileiros. E também pela concentração de teatros e centros de cultura.

Apesar ser tombada pela Resolução 22-2002 do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), a região do Bixiga enfrenta constantes desafios para preservação de suas características e tradições  pelos interesses do mercado imobiliário e pelas obras de expansão do metrô.

Para a professora Flávia Brito do Nascimento, diretora do CPC-USP, o concurso Imagens em Patrimônio: Bixiga “é uma forma de chamar a atenção para esse rico conjunto de referências culturais da cidade  e de contribuir para o debate e a reflexão sobre memória, pertencimento e as múltiplas formas de se compreender e viver o patrimônio cultural da cidade em um território afetivo para tantos grupos distintos, buscando a ampliar essa compreensão a partir dos registros fotográficos”.

Oficina gratuita

Como atividade complementar ao concurso, o CPC-USP vai realizar a oficina de fotografia Olhando o bairro do Bixiga, atividade presencial que acontecerá de 8 a 29 de maio, com a educadora e fotógrafa Dani Sandrini. A proposta é apresentar aos participantes as variáveis da fotografia, recursos de cada câmera e possibilidades de composição, fazendo intersecções com os campos da sociedade, da arquitetura, do urbanismo e do patrimônio em suas mais diversas formas. Além das aulas expositivas, serão realizadas duas saídas fotográficas.

Danielle Pierre Sandrini tem formação em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da USP e trabalha com fotografia tanto comercialmente quanto como ferramenta para propostas educacionais, lúdicas e terapêuticas.

Concurso fotográfico “Imagens em Patrimônio: Bixiga”

Inscrições gratuitas via formulário eletrônico

Concurso fotográfico Imagens em Patrimônio: Bixiga