• A+
  • A-
Fechar
Professor de Harvard apresenta seu livro no MariAntonia

Professor de Harvard apresenta seu livro no MariAntonia

Comunicação - PRCEU - 28/07/2023

O Centro MariAntonia da USP promove, no dia 8 de agosto, a partir das 18h30, a visita de Patricio del Real, professor da Harvard University, que apresentará seu livro Constructing Latin America. Architecture, Politics, and Race at the Museum of Modern Art. Um olhar sobre como o tratamento da arquitetura latino-americana pelo Museu de Arte Moderna de Nova York promoveu interesses políticos, econômicos e culturais dos Estados Unidos.

Participam ainda José Lira, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e diretor do Centro MariAntonia, como debatedor, e o arquiteto e doutorando Victor Próspero, como moderador.

 

Resumo do livro
No período entre guerras e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, o governo dos Estados Unidos promoveu a visão de uma América Latina moderna, progressista e democrática e trabalhou para apresentar a região como parceira na luta contra o fascismo e o comunismo. Isto foi reforçado por muitas instituições, incluindo o Museu de Arte Moderna de Nova York. Usando a arquitetura moderna para imaginar uma América Latina sob a liderança dos Estados Unidos no pós-guerra, o MoMA apresentou exposições de grande sucesso, como Brazil Builds (1943) e Latin American Architecture since 1945 (1955), que empregavam uma estética racialmente codificada e enfatizavam a confluência de “americanidade” e “modernidade” em um mundo globalizado. Mergulhando nos debates acalorados do período, apresentando documentos internos nunca antes publicados e fotos do museu e dos arquivos de Nelson A. Rockefeller, Patricio del Real é o primeiro a abordar completamente o papel do MoMA no imperialismo cultural dos EUA e suas consequências por meio das exposições sobre arte e arquitetura latino-americanas.

Quem é Patricio de Real
É historiador da arquitetura e trabalha com arquitetura moderna e suas conexões transnacionais, com foco nas Américas. Professor Associado de História da Arte e Arquitetura na Universidade de Harvard.

Serviço

Apresentação do livro “Constructing Latin America. Architecture, Politics, and Race at the Museum of Modern Art” de Patricio Del Real, seguido de debate

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.
Quando | De 8 de agosto de 2022, terça-feira às 18h30
Quanto | Grátis

 

Professor de Harvard apresenta seu livro no MariAntonia
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.