USP realiza Feira USP e as Profissões em Pirassununga

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 10/05/2016

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), do campus de Pirassununga, realizaram, nos dias 5 e 6 de maio, a 14ª edição da Feira USP e as Profissões. A Feira é uma iniciativa destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular e conta com duas edições gratuitas anuais, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. Em 2015, a edição realizada na capital reuniu mais de 60 mil pessoas e a do interior, em Lorena, atraiu 7 mil estudantes. O principal objetivo é ajudar os jovens estudantes na tarefa de escolher uma profissão. Somente nos campi do interior do Estado, a USP oferece 66 cursos de graduação e 3.545 vagas.

Em dois dias de evento, 14.069 jovens passaram pelo espaço especialmente montado na FZEA, onde puderam ter acesso a estandes com materiais diversos sobre todos esses cursos, além da oportunidade de conversar e tirar dúvidas com professores e alunos. Além dos cursos, havia palestras de orientação vocacional, shows de ciências e sessões de planetário.

O prof. Dr. Adriano Tech, coordenador do evento e presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FZEA, destacou que a Feira tem propiciado um espaço importante para a discussão e o entendimento por parte dos estudantes em relação aos cursos que pretendem seguir, especialmente para aqueles com maior dificuldade de escolha entre cursos com características próximas.

Já o Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária, prof. Dr. Marcelo de Andrade Roméro, ressaltou na abertura do evento que “não se pode falar em extensão sem ter um olhar bastante cuidadoso para este momento da vida dos jovens que é o da escolha de uma carreira” e que por isso “nada mais natural que a Universidade esteja ao lado dos jovens nessa hora, e de forma bastante forte”. Logo após declarar oficialmente aberto o evento, o Pró-Reitor conheceu o espaço do evento acompanhado de Tech e também do prof. Paulo Sobral, diretor da FZEA.
A Feira USP e as Profissões também é uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do programa USP e as Profissões que oferece outras ações, como visitas monitoradas às Unidades da USP.

Confira a galeria de imagens do evento:

USP realiza Feira USP e as Profissões em Pirassununga