MULTIPLICIDADE SEXUAL NOS REGISTROS RUPESTRES DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA –PI (BRASIL

• 8456-Texto do artigo-23397-1-10-20201202

Fonte:

SOMANLU: Revista de Estudos Amazônicos–UFAM

Autoria:

Michel Justamand, Gabriel Frenchiani de Oliveira, Pedro Paulo A. Funari, Albérico Nogueira de Queiroz, Valdeci dos Santos Júnior, Antoniel dos Santos Gomes Filho, Vitor José Rampaneli de Almeida, Vanessa Belarmino da Silva.

Resumo:

Estudos arqueológicos recentes vem se dedicando em temáticas pouco debatidas em tempos atuais, a temática “sexualidade” é um exemplo dessas novas abordagens. Dentro das concepções e abordagens antropológicas, esses saberes se relacionam tanto à crescente compreensão de que as condutas sociais se alteram no tempo e no espaço, quanto às transformações comportamentais nas sociedades contemporâneas. No Brasil, diversos estudos e pesquisas buscam compreender temas diversificados e pouco aprofundados nas áreas da arqueologia histórica e pré-histórica, dando relevância e protagonismo às vozes do presente e do passado (Allen, 2006; Carvalho & Funari, 2009). A sexualidade como atividade cultural, compreende fatores ritualíscos e espirituais (Marquetti & Funari, 2013), correlacionados à cooperação e aos conflitos (Grillo, Garraffoni & Funari, 2011). Nessa perspectiva, este estudo busca melhor compreender um importante elemento do patrimônio cultural brasileiro: a sexualidade na arte rupestre nas áreas que acercam o Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC), Piauí.

Dessa forma, se faz necessário informar ao leitor de onde vieram as imaginações, explanações e ponderações, descrevendo a sua história, ou o que antecedeu (Funari et al., 2018). Segundo Justamand (2019a), trata-se de uma forma de oferecer justificativas, trajetórias e reflexões que se fizeram indispensáveis até a finalização da escrita, ora apresentada, onde esses registros têm inúmeras configurações de subsídios, histórias e precedências. Nesse contexto, encontram-se os trabalhos de campo transformados em textos, publicados em Anais, baseados nas exposições orais ocorridas em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, com a temática do Projeto de Pesquisa Diversidade Sexual Ancestral que se fundamenta e legitima por serem raras as pesquisas arqueologia relacionadas à sexualidade no país (Gontijo & Schaan, 2017).

8456-Texto do artigo-23397-1-10-20201202

Link para download aqui

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.