• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

BULLYING E HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR: Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio no Mato Grosso do Sul

BULLYING E HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR: Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio no Mato Grosso do Sul
  • FranciscodeJesusNeves

Fonte:

Repositório UFGD

Autoria:

FRANCISCO DE JESUS NEVES

Resumo:

O presente estudo mapeou a percepção de homofobia em estudante do ensino médio em escolas públicas no Estado de Mato Grosso do Sul. Por meio de um questionário composto por 30 itens em escala do tipo Likert de 5 pontos, os participantes informaram concordar ou discordar total ou parcialmente com aspectos da homofobia. A amostra foi composta por 2.217 estudantes do ensino médio, na faixa etária de 14 anos a 21 anos (M= 16, 44 anos, DP= 1,302), do sexo masculino e feminino, de diferentes orientações sexuais, matriculados(as) na rede pública de ensino no Mato Grosso do Sul, nas cidade de Dourados, Naviraí e Fátima do Sul. Os resultados demonstraram que, entres os estudantes LGBT, as travestis são vítimas em potencial, sendo que cerca de 43,3% e 56,1% dos estudantes heterossexuais e bissexuais responderam ser a favor de que as travestis sejam impedidas de vivenciar suas identidades de gênero no ambiente escolar. Assim, verifica-se que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying pode estar relacionado à questão da educação dos gêneros, e que o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes. Palavras-chave: bullying, homofobia, escola, Ensino Médio

 

FranciscodeJesusNeves

 

Link para download aqui.

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.