Diversidade sexual na escola: um estudo sobre as representações do professor

• silva_ls_me_arafcl (1)

Fonte:

Repositório institucional UNESP

Autoria:

LILIAN DE SOUSA SILVA

Resumo:

Relações de gênero e sexualidade têm sido temas de interesse, discussão e pesquisa em diversas áreas do conhecimento científico. Assim o presente estudo inscreve-se no quadro de uma observação ampla e ao mesmo tempo criteriosa, da diversidade sexual no meio escolar, cuja proposta é analisar as representações e práticas docentes sobre seus saberes e fazeres no processo de socialização, ensino e aprendizagem dos alunos levando em consideração a diversidade sexual na escola. O intento desse trabalho é mostrar a importância da discussão da temática “diversidade sexual” no ambiente escolar vista sob a ótica dos professores, estimulando reflexões a respeito de nossas próprias acepções em relação a esse tema, de moda a reafirmar a importância da discussão a respeito da Educação Sexual na escola. No entanto, percebe-se ainda uma forte resistência quanto às questões relativas à sexualidade, gênero e diversidade sexual nesse âmbito. A escola é um espaço de fundamental importância na promoção do respeito às diversidades sociais, uma vez que ela tem a responsabilidade de acolher sujeitos diversos. Discutir essa temática auxilia no entendimento das especificidades individuais, buscando a aceitação e o respeito necessários à convivência entre iguais numa sociedade democrática. Para atingir os objetivos do presente estudo, servimo-nos da pesquisa qualitativa que foi o norteador do processo investigativo, no intuito de garantir maior rigor do conhecimento apropriado neste assunto. Em seguida verificou as representações sociais dos professores acerca da diversidade sexual visando à compreensão da forma como tais representações poderiam influenciar, ou contribuir, para a construção ou desconstrução de preconceitos e discriminações que perpassam o ambiente escolar. As informações obtidas foram organizadas por meio da análise de conteúdo e para a análise desse conteúdo, foram utilizados núcleos temáticos de representação social.

silva_ls_me_arafcl (1)

Link para download aqui