EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA PARA ADOLESCENTES COMO EDUCAÇÃO ENTRE PARES: AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

• 7918-Texto do artigo-31349-1-10-20180821

Fonte:

Revista Brasileira de extensão universitária

Autoria:

Leandro Pedro Goloni Bertollo, Rebecca Ranzani Martins, José Ricardo Carvalho de Mesquita Ayres

Resumo:

O projeto “Educação Sexual e Reprodutiva” é uma iniciativa de extensão universitária criada por estudantes de medicina que busca abordar, de forma interativa e inovadora, temas de grande relevância para adolescentes, geralmente negligenciados nas escolas brasileiras, como HIV/AIDS, aborto, gênero e orientação sexual. Três oficinas e uma gincana final foram realizadas junto a estudantes de uma escola pública de ensino médio. Para conduzi-las, alunos de graduação médica voluntários foram treinados por seus colegas, coordenadores da iniciativa, sendo previamente apresentados ao conteúdo teórico e preparados para uma abordagem horizontal e participativa junto aos escolares, ao modo da educação por pares. Para avaliação do impacto da intervenção, foram feitas análises qualitativa, com diários de campo, e quantitativa, com aplicação de questionários. Esses instrumentos evidenciaram um significativo aprendizado dos escolares sobre os assuntos trabalhados. Realizou-se também análise de impacto sobre os estudantes de medicina envolvidos no projeto, que demonstrou aumento do conhecimento teórico, ganho de confiança e fortalecimento da capacidade de argumentar contra atitudes preconceituosas. Os resultados do estudo afirmam o interesse do tema e da estratégia como prática extensionista, além de apontar aspectos que reclamam atenção e aprimoramento.

7918-Texto do artigo-31349-1-10-20180821

Link para download aqui