Domingo na Yayá celebra o natal com tradição popular

Comunicação - PRCEU - 28/11/2017

Sarau natalino do grupo Ô de Casa e apresentação do CoralUSP marcam a programação de dezembro na Casa Dona Yayá

A agenda de dezembro da Casa Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural da USP (CPC), conta com dois concertos, além de uma exposição, os quais trazem temáticas da cultura popular e valorizam os bens culturais paulistanos e brasileiros.

As apresentações gratuitas são do Coral da USP (CoralUSP) e do grupo Ô de Casa e acontecem, respectivamente, no dia 3 e no dia 17 às 11h, como parte da programa Domingo na Yayá. Já a exposição Sesmaria de Passarinhos, que está em cartaz até 2 de março de 2018, é resultado de uma parceria com o Grupo Ururay.

No dia 3, o coral Dona Yayá, um dos grupos que compõem o CoralUSP, canta clássicos do samba que retratam o bairro do Bixiga e a cidade de São Paulo, com músicas de Geraldo Filme, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa, além de composições atuais, como São Jorge, de Kiko Dinucci, e o repertório do grupo Ilú Obá de Min. Formado inicialmente como uma oficina de canto, o grupo, desde 2004, ensaia na Casa de Dona Yayá, tendo cerca de 50 integrantes. A regência é do maestro Mauro Aulicino, com participação de Júlio Dreads, na percussão.

Já para a apresentação do dia 17, o grupo Ô de Casa traz o já tradicional  sarau “Natal dos direitos de todos”, o qual mostra manifestações da cultura brasileira como o pastoril, lapinhas, folia de reis, poemas e canções. Desta vez, o tema é a diversidade presente na luta por um mundo melhor, com a intenção de refletir sobre dificuldades enfrentadas pelas mulheres e homens atualmente. O repertório relembra diferentes gêneros de poesia e prosa, desde clássicos da literatura, da música erudita, até canções populares de Vinícius de Moraes e Adoniran Barbosa, valorizando também as tradições da cultura popular.

O Centro de Preservação Cultural (CPC-USP) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que tem por missão promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, incluindo seus monumentos, acervos e memórias. Sediado no bairro da Bela Vista, na Casa de Dona Yayá, o CPC-USP busca ainda estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade por meio de pesquisas, oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas.

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

Domingo na Yayá
Quando | 3 e 17 de dezembro às 11h
Onde | CPC – USP/ Casa de Dona Yayá – Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo – SP
Quanto | Gratuito