Obras de dramaturgo romeno são tema das leituras públicas do Teatro da USP

Teatro da Universidade de São Paulo - 17/05/2018

Programa TUSP de Leituras Públicas propõe a cada semestre leituras de peças teatrais de autores ou temas específicos. As leituras são feitas pelo público presente, em encontros abertos e gratuitos, com mediação da equipe artística do TUSP e convidados.

O Teatro da USP (TUSP) realiza de 4 a 30 de junho de 2018 a 19ª edição do Programa TUSP de Leituras Públicas com textos do dramaturgo romeno Matei Visniec. Realizado às segundas, 19h30, e aos sábados, 17h, na rua Maria Antonia, 294, a iniciativa gratuita é aberta a todos os interessados. O ator e diretor José Roberto Jardim fará a abertura oficial da série.

O Dramaturgo

Matei Visniec é um importante dramaturgo romeno contemporâneo que vive e trabalha na França há cerca de 30 anos, desde que ali se refugiou da ditadura de Ceausescu. Para Visniec, é trabalho do artista escanear a dor do mundo, pois descobrir e expor nossos ferimentos pode ajudar a tratá-los. Ele crê que o domínio da cultura deve permanecer como um mundo protegido, que não trate os frutos da criação artística como produtos, para que haja uma alternativa às pressões quase que totalitárias da indústria do entretenimento.

Traduzidos, editados e montados em mais de vinte idiomas, seus textos dramatúrgicos foram editados aqui pela É Realizações. Dentre outras, já estiveram em cartaz no Brasil A História do Comunismo Contada aos Doentes Mentais, por Antônio Abujamra; A Volta para Casa, por Regina Duarte; e Adeus, Palhaços Mortos!, de José Roberto Jardim, que teve uma temporada no TUSP em 2016 e que foi escolhido como um dos três melhores espetáculos do ano pelo jornal O Estado de São Paulo.

O Ciclo XIX

Com abertura com José Roberto Jardim – que além de Adeus, Palhaços Mortos!, pelo qual recebeu em maio o Prêmio de melhor direção da APTR 2017 –, dirigiu recentemente Migrantes, outro espetáculo baseado em texto de Visniéc –, o ciclo terá também as presenças convidadas de jovens artistas envolvidos em montagens da obra do dramaturgo dentro das escolas de artes cênicas da USP: Os Bolsos Cheios de Pão, partilha pública com direção de Lui Vizotto e interpretação de Pedro Dix, Lucas Frizo e Lucas Padovan (CAC-ECA-USP)Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias, ensaio aberto da montagem realizada pela Turma 68 (EAD-USP), sob a direção de Isabel Setti, que estreia ainda neste semestre.

Confira o cronograma de leituras:

04.06

Abertura: José Roberto Jardim

09.06

Leitura: Pesquisa sobre o desaparecimento de um anão de jardim

11.06

Leitura: Um trabalhinho para velhos palhaços

16.06

Leitura: A máquina Tchékhov

18.06

Leitura: O rei, o rato e o bufão do rei

23.06