Música latina e brasileira são apresentadas gratuitamente na Casa de Dona Yayá, patrimônio cultural tombado de São Paulo

Comunicação - PRCEU - 03/04/2017

A programação gratuita de Domingo na Yayá traz os grupos DUO ENTRE LATINOS e TRIO CUMBUCADO, ambos oriundos da Escola de Comunicações e Artes da USP

Por Elcio Silva
03/04/2017 13h40

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, tradicionalmente conhecido como Casa de Dona Yayá, situado no bairro Bela Vista, realiza no mês de abril mais duas apresentações gratuitas da série Domingo na Yayá. Neste mês os grupos musicais Duo Entre Latinos e o Trio Cumbucado apresentam um repertório musical que mescla a música latina e a brasileira. As apresentações serão realizadas nos dias 09 e 23 de abril, sempre às 11h.

O Duo entre Latinos, composto pela flautista e saxofonista brasileira Angela Coltri e pelo o violonista colombiano José Valencia, se apresenta no dia 09 de abril e faz um percurso pela música latino-americana através de uma mistura de ritmos. Dedicado ao universo da música popular, o repertório exibe diversos gêneros musicais em uma apresentação marcada por arranjos complexos e improviso. Choro (BR), cumbia (CO), frevo (BR), merengue (VEN), salsa (CUB), tango (AR), bambuco (CO) e pasillo (CO) estão entre os ritmos que serão apresentados.

Trio Cumbucado, formado por Paulla Zeferino, na voz e percussão, Kesia Pessoa, no clarinete e Gabriel Feriani, no acordeom, exibem no dia 23 de abril um repertório da música brasileira e apresentam composições autorais dos integrantes. Formado em 2016, o grupo já se apresentou em locais de renome no circuito cultural paulista como o Teatro Sérgio Cardoso e o Auditório do Ibirapuera.

Casa de Dona Yayá

O edifício conhecido como Casa de Dona Yayá constitui um documento material da transformação da cidade de São Paulo. Um dos últimos remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade, assumiu importância histórica ainda maior ao ser convertido em local de clausura de sua proprietária mais ilustre, Sebastiana de Mello Freire, Dona Yayá, que por ser considerada mentalmente incapaz ali viveu reclusa entre 1919 e 1961.

O imóvel foi transferido à Universidade de São Paulo em 1969, como herança vacante, e passou por um cuidadoso trabalho de recuperação e restauro. Com base nessa rica história material e imaterial, o imóvel foi tombado pelo Estado de São Paulo, em 1998, e pelo Município, em 2002.

O Centro de Preservação Cultural da USP – CPC promove a valorização do imóvel através de sua abertura ao público, incentivando reflexões a respeito de sua arquitetura, da história do bairro e da personagem Dona Yayá. Por meio de pesquisas, oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas, o CPC busca estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade.

Domingo na Yayá
Abril – Música Latina e Brasileira com Duo entre Latinos e Trio Cumbucado

Onde | CPC – USP – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo – SP – Tel. (11) 2648-1502