Profissionais e gestores dos acervos da USP se reúnem em seminário sobre preservação

Centro de Preservação Cultural - 05/04/2023
Por Centro de Preservação Cultural da USP

Com o objetivo de reconhecer a diversidade e complexidade dos acervos da universidade e promover reflexões acerca da sua salvaguarda e difusão acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, no Auditório Auditório Istvan Jancsó – no complexo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin,  o seminário interno “Acervos na USP: desafios na gestão e na preservação”.

Livros, objetos, obras de arte, documentos de arquivo e materiais de apoio didático são apenas alguns exemplos de itens que somam mais de 30 milhões de peças organizadas em acervos e coleções da Universidade de São Paulo. Esse rico rico patrimônio cultural  cumpre importante papel na construção do conhecimento, nas pesquisas científicas e na extensão universitária, mas enfrenta desafios comuns para sua manutenção e preservação.

O seminário vai reunir gestores, profissionais e pesquisadores ligados aos acervos da Universidade para promover a troca de conhecimento e proporcionar o amplo debate sobre as principais questões que envolvem as práticas de gestão. E, também, ressaltar a importância dos acervos para a Universidade, desde a formação dos estudantes, as atividades de  pesquisa científica e a extensão universitária, estreitando o diálogo com a sociedade.

A proposta partiu do Grupo de Trabalho Acervos da USP e Conservação, criado em janeiro de 2022 por iniciativa do Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá, da Biblioteca Brasiliana Mindlin USP, da Rede de Conservação Preventiva da USP e da Rede USP de Profissionais de Museus e Acervos com o propósito de promover encontros ao longo do ano de 2023 para fomentar iniciativas para a preservação e conservação de acervos da USP.  Dessa forma o seminário consiste em uma oportunidade de trabalho colaborativo e participativo, reunindo as redes de trabalho em prol de todos os acervos da Universidade, estabelecendo possibilidades de diálogo e de proximidade entre as instituições.

Programação

A programação do primeiro dia do evento é restrita aos representantes dos acervos das diversas unidades da USP que se reunirão em grupos de trabalho temáticos para discutir suas experiências. No segundo dia, com participação aberta ao público e transmissão on-line pelo canal do CPC-USP/Casa de Dona Yayá no YouTube, serão apresentadas conferências por docentes e servidores da Universidade de São Paulo que trarão reflexões acerca da importância dos acervos universitários e caminhos para sua preservação, numa perspectiva de futuro.

Dia 18/4

9h Abertura

9h30 Café

10h – 12h30 Grupos de trabalho temáticos: acervos bibliográficos, coleções científicas, acervos museológicos, acervos de laboratórios de pesquisa e acervos arquivísticos, entre outros.

12h30 – 14h Intervalo

14h – 15h30 Apresentação dos debates

15h30 – 16h30 Discussão final e encaminhamentos

16h30 Café de encerramento

Dia 19/4

9h Abertura

Grupo de Trabalho Acervos da USP: ações e desafios

Flávia Brito (CPC), Alexandre Saes (BBM), Juliana Saft (Rede de Conservação Preventiva da USP),  Carla Gibertoni Carneiro (Rede USP de Profissionais de Museus e Acervos/MAE)

10h – 10h15 Intervalo para café

10h30 – 12h30 Mesa-redonda: Museus, acervos e bibliotecas na perspectiva de futuro

Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista), Profa. Dra. Ana Maria Camargo (FFLCH ), Maurício Candido da Silva (Museu de Anatomia Veterinária)

12h30 – 14h Intervalo para almoço

14h – 16h Mesa-redonda: Redes, coleções e desafios de preservação

Prof. Dr. André Motta (Museu Histórico da Faculdade de Medicina), Prof. Dr. Eduardo Góes Neves (Museu de Arqueologia e Etnologia), Profa Dra Rosebelly Nunes Marques (ESALQ)

16h Mesa de encerramento: Desafios e perspectivas de trabalho

Flávia Brito (CPC), Alexandre Saes (BBM), Juliana Saft (Rede de Conservação Preventiva da USP), Carla Gibertoni Carneiro (Rede USP de Profissionais de Museus e Acervos/MAE USP)

Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, Exmo. Reitor da USP, Profa. Dra. Maria Arminda Nascimento Arruda, Exma. Sra. Vice-Reitora da USP, Profa. Dra. Marli Quadros Leite, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária, Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher, Pró-Reitor Adjunto de Cultura e Extensão Universitária

17h Café de encerramento

_____________

SEMINÁRIO INTERNO
ACERVOS NA USP: desafios na gestão e na preservação

Dias 18 e 19 de abril de 2023, das 9h às 17h
Local: Auditório Istvan Jancsó – Espaço Brasiliana
Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária – São Paulo
Contato: cpcpublic@usp.br
Comissão organizadora: Ina Hergert, Flávia Urzua, Cibele Monteiro da Silva, Juliana Saft, Maurício Candido da Silva, Ana Vasques, Viviane Jono, Carla Gibertoni Carneiro, Lisely Salles de Carvalho Pinto , Flávia Brito do Nascimento, Alexandre Machione Saes, Miriam Della Posta de Azevedo
Realização: Grupo de Trabalho Acervos da USP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária USP – PRCEU, Centro de Preservação Cultural/Casa de Dona Yayá, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rede USP de Profissionais de Museus e Acervos e Rede de Conservação Preventiva da USP.

ACERVOS NA USP: desafios na gestão e na preservação